Alaor Azevedo e Valberto Almeida no Challenge Plus de Fortaleza. Foto: FMC.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Uma das modalidades que mais cresce no Brasil, tanto no aspecto técnico quanto no organizacional, o tênis de mesa não mede fronteiras em sua expansão. Neste sábado (9), durante o segundo dia de disputa do TMB Challenge Plus, etapa do Circuito TMB, em Fortaleza-CE, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo, falou sobre a importância da realização de campeonatos fora do eixo Sul-Sudeste.
"Fico muito feliz de observar o quanto o tênis de mesa vem crescendo em nosso país, tanto em quantidade quanto em qualidade dos atletas. Agora, por exemplo, pude assistir a uma grande vitória do Grilo (apelido de Luiz Wlodarczick) sobre o Lucas Souza num jogo de alto nível, que valeu o título da categoria sênior. Sou amigo do pai do Lucas, o André. Tive sorte de poder ver uma partida que teve nível mundial, de WTT", disse Alaor
O dirigente prosseguiu em seus elogios ao atleta e treinador Grilo: “Ele faz um grande trabalho não só como jogador, mas também desenvolvendo o esporte com seus alunos no seu clube. Provavelmente será o vencedor do Prêmio Eficiência Olímpica. Está de parabéns".
Segundo o dirigente, o crescimento do tênis de mesa passa por levar a modalidade a outros locais: "O objetivo da CBTM é levar o tênis de mesa a todo país, com formatos de competição diferentes: Ligas, Estaduais, os eventos Challenge e Platinum. Neste ano, chegaremos a 350 eventos, um número espetacular. Inclusive, a Federação do Ceará está exportando tecnologia, ajudou à do Piauí na organização do Challenge de lá. Nossa meta é aumentar cada vez mais o número de competições e proporcionar mais condições aos atletas. Neste final de semana, por exemplo, o tênis de mesa está em franca atividade, com torneios nacionais, Seleção Brasileira em ação. Quanto mais competições, mais evolui o esporte".
Acompanhando o TMB Challenge Plus juntamente a Alaor Azevedo, Valberto Almeida, presidente da Federação dos Mesatenistas do Ceará – uma das mais atuantes filiadas da CBTM – afirmou que a realização do evento em Fortaleza democratiza a prática do tênis de mesa. Aliás, a organização do torneio foi bastante elogiada por todos que compareceram.
"O evento foi um grande sucesso. Neste Challenge Plus, tivemos a participação de 227 atletas olímpicos e 39 paralímpicos. Sinto satisfação, mas preciso agradecer à CBTM, que é um exemplo de organização. Cada evento que a Confederação organiza é um espelho para nós. Sobre a exportação de tecnologia a qual o Alaor se referiu, aprendemos com a CBTM. Espero que possamos realizar um TMB Platinum aqui em Fortaleza e também um evento paralímpico Fator 20", revelou Valberto.
Também vice-presidente da ITTF, Alaor Azevedo é o responsável pelo tênis de paralímpico na entidade internacional. O dirigente fez projeções sobre a categoria, mas especificamente sobre a participação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos, no Chile.
"Este ano teremos o Parapan, em Santiago, Chile, no qual esperamos repetir o sucesso dos outros anos. Na última edição, em Toronto, tivemos uma participação espetacular. Acabamos de chegar de três eventos na Ásia nos quais conquistamos muitas medalhas. Estou bastante otimista numa grande participação, inclusive, nos Jogos Paralímpicos de Paris no ano que vem", garantiu Alaor, que embarca durante esta semana para Cuba, com o objetivo de acompanhar a seleção olímpica no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, em Cuba, que vale duas vagas de equipes para os Jogos de Paris 2024.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com