Vitor Ishiy e Eric Jouti em ação no Pan-Americano. Foto: ITTF Américas.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O caminho das vagas olímpicas no Jogos de Paris 2024 terá continuidade para as equipes masculina e feminina do Brasil neste sábado (16), quando ambas disputarão as quartas de final do Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, em Havana, Cuba. Nosso time masculino enfrenta os Estados Unidos, enquanto o feminino terá como oponente o México.
A exemplo do que conseguira a equipe feminina na véspera, a masculina ficou em primeiro lugar de seu grupo na fase classificatória ao bater o Paraguai, nesta sexta (15), por 3 a 0. No jogo anterior, o Brasil tinha superado o Equador pelo mesmo placar.
Inicialmente, a dupla formada por Eric Jouti e Vitor Ishiy derrotou a parceria paraguaia composta por Marcelo Aguirre e Alejandro Toranzos por 3 sets a 2, com parciais de 11/6, 7/11, 11/8, 6/11 e 12/10.
Nos confrontos de simples, Hugo Calderano fez 3 a 0 sobre Axel Bertolo (11/5, 11/3 e 11/6) e Eric Jouti bateu Alejandro Toranzos pelo mesmo placar (parciais de (11/6, 11/7 e 11/6). Agora, nossos adversários serão os Estados Unidos, neste sábado, às 13h30 (horário de Brasília).
O time feminino do Brasil, que enfrentará a equipe mexicana, também no sábado, às 10h30, já havia garantido lugar nas quartas ao também se classificar em primeiro lugar no seu grupo, derrotando Venezuela e Chile – ambos por 3 a 0.
O Campeonato Pan-Americano concede duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No masculino, o Brasil conquistou todas as edições do Pan desde o início de sua disputa, em 2117. O feminino só não ficou com o título em 2019, quando terminou com o vice-campeonato.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com