Notícia

Seleção paralímpica estreia no Aberto Fa20 da Finlândia e já garante cinco medalhas nas disputas individuais

Brasileiros chegaram nas semifinais de quatro classes e duelam pela vaga nas grandes finais neste sábado (30)

Danielle Rauen está nas semifinais das classes 9-10 na Finlândia - Foto de arquivo: Miriam Jeske/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

29/09/2023 16h00


A seleção paralímpica iniciou a disputa de mais uma competição nesta sexta-feira (29) e já garantiu cinco medalhas nas disputas individuais do Aberto Paralímpico Faa20 da Finlândia, que tem como sede a cidade de Pajulahti.

Na classe 7, Paulo Salmin e Paulo Henrique Fonseca conquistaram a classificação na fase de grupos com três vitórias e na liderança de seus respectivos grupos. Nas oitavas de final, Paulo Henrique bateu o sueco Jonas Hansson por 3 sets a 2.

No desafio seguinte, válido pelas quartas de final, o brasileiro foi à mesa para encarar Bem Ashok, da Bélgica, enquanto Salmin duelou contra Daniel Horut, da República Tcheca. Com vitórias por 3 sets a 1, classificação assegurada.

No jogo valendo vaga na grande final, os atletas do Brasil jogam contra mesa-tenistas japoneses. Neste sábado (30), às 3h40, Paulo Salmin encara Hiramoto Kita, 24º do ranking, e Paulo Henrique enfrenta Kosuke Hemmi. 

A ITTF transmite os jogos do Aberto Paralímpico Fa20 da Finlândia em seu canal oficial no Youtube.

Um pouco mais cedo, às 3h, é a vez de Lucas Arabian buscar a vaga na final da classe 5. Com medalha garantida, Lucas agora enfrenta o japonês Toru Nakamoto, 13º do ranking mundial, nas semifinais.

Para chegar nas fases eliminatórias, o brasileiro venceu um dos compromissos da fase de grupos e ficou com a segunda colocação de sua chave. 

Nas disputas femininas, mais duas medalhas confirmadas. Entre as atletas das classes 3-5, Joyce Oliveira não tomou conhecimento das adversárias e também garantiu a vaga nas semifinais e assegurou a liderança com três vitórias. Na semifinal a brasileira jogará contra Megan Shackleton, da Grã-Bretanha, número 9 do ranking da classe 4, às 3h40.



Nas classes 9-10, Danielle Rauen também já está a um jogo da grande final. Para chegar na decisão a brasileira terá um grande desafio: vencer a líder do ranking da classe 10, a polonesa Natalia Partika, às 4h20.

Guilherme Costa e Iranildo Espindola ficam a um jogo do pódio na Finlândia

Nas disputas da classe 2 masculina, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola foram superados nas quartas de finais. Guilherme avançou às fases eliminatórias da classe 2 após vencer o sérvio Boris Stoiljkovic e Andrew Guy, da Grã-Bretanha, por 3 sets a 0.

Com a liderança conquistada, o brasileiro se classificou diretamente para enfrentar o espanhol Daniel Rodriguez, número 28 do ranking. No duelo, melhor para o adversário que venceu o jogo por 3 sets a 2. 

 Já Iranildo, que também avançou na liderança de seu grupo com duas vitórias, foi superado pelo espanhol Iker Sastre, número 13 do ranking, com um revés por 3 sets a 0.

Outro brasileiro que se despediu das disputas individuais foi Cadu Moraes, que não conseguiu passar da fase de grupos da classe 5

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?