Notícia

Dois ouros, uma prata e dois bronzes: seleção paralímpica conquista cinco medalhas nas disputas individuais do Aberto da Finlândia

Atletas brasileiros iniciaram as disputas de duplas também neste sábado (30) ; grandes finais acontecem no domingo (1)

Paulo Salmin, Danielle Rauen, Paulo Henrique Fonseca, Lucas Arabian e Joyce Oliveira conquistaram medalhas no Aberto da Finlândia

Por Luis Miguel Ferreira

30/09/2023 16h00


O Brasil garantiu as primeiras medalhas no Aberto Paralímpico Fa20 da Finlândia neste sábado (30). Nas disputas individuais, Lucas Arabian e Paulo Henrique Fonseca conquistaram a medalha de ouro nas classes 5 e 7, respectivamente. Joyce Oliveira levou a prata nas classes 3-5, enquanto Danielle Rauen e Paulo Salmin ficaram com o bronze nas classes 9-10 e 7.

Para chegar ao topo do pódio, Lucas Arabian bateu o francês Nicolas Savant-Aira, 8º do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 11/8, 7/11, 11/9 e 11/9, na grande final da classe 5. Antes disso, o número 22 do ranking precisou passar pelo japonês Toru Nakamoto, 13º do ranking mundial: 3 sets a 2 nas semifinais.

''Esse título para mim é muito importante e incrível. Voltei a treinar há quatro meses depois de passar por uma cirurgia, que me deixou parado por seis meses. Consegui desempenhar muito bem, aplicar praticamente tudo que estou treinando. Queria agradecer muito aos membros da comissão técnica da CBTM que foram espetaculares para esta conquista. Estou muito focado e agora inicio uma preparação muito forte para os Jogos Parapan-Americanos'', comemorou o campeão.



O mesmo aconteceu com Paulo Henrique Fonseca (#25º) na classe 7. Após passar pelo japonês Kosuke Hemmi na semifinal, vitória por 3 sets a 0 (11/8, 12/10 e 14/12) contra o também japonês Hiramoto Kita, 24º do ranking e título garantido.

''Foi bom ter conseguido essa conquista, algo que eu já almejava e dessa vez consegui. Pedi a Deus a oportunidade, ele me deu e eu aproveitei. Foram jogos bem difíceis até a conquista, então esse ouro tem um gosto ainda melhor. Fico orgulhoso de ver o quanto evolui nesses últimos tempos e sei que posso ainda mais. Esse resultado é fruto de todo esforço e sacrifício que tenho feito, então o sentimento é de gratidão, pela minha família que sempre torce e apoia, aos técnicos, sparrings, toda equipe multidiciplinar que está comigo todos os dias e todos que me apoiam de alguma forma. E principalmente a Deus, Nossa Senhora, meu anjo da guarda que estão sempre comigo'', exclamou Paulo.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


A única prata conquistada pelo Brasil foi de Joyce Oliveira, nas disputas das classes 3-5 na competição que acontece na cidade de Pajulahti. A mesa-tenista, 6ª do ranking da classe 4, venceu Megan Shackleton, da Grã-Bretanha, número 9 do ranking da classe 4 por 3 sets a 1 na semifinal.

Na decisão, enfrentando a alemã Sandra Mikolaschek, 2ª do ranking da classe 4, revés por 3 sets a 0.



Já os bronzes brasileiros ficaram por conta de Paulo Salmin, na classe 7, e Danielle Rauen, nas classes 9-10. Enquanto Salmin foi superado por Hiramoto Kita, 24º do ranking, por 3 a 1 nas semifinais, Dani Rauen garantiu lugar no pódio ao sofrer revés para a líder do ranking da classe 10, a polinesa  Natalia Partika, que acabou ficando com o ouro: 3 sets a 0.





Duplas na Finlândia

A seleção paralímpica agora volta suas atenções para as disputas de duplas do Aberto Paralímpico da Finlândia. Neste sábado (30), os atletas brasileiros foram à mesa para os primeiros compromissos da fase de grupos. Os jogos das fases eliminatórias acontecem neste domingo (1).

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?