Turma do Programa de Formação Coach Developers. Foto: Acervo pessoal.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Profissional da mais alta qualificação, Camila Cardoso, Líder de Ciência do Esporte da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), recebeu uma prova de reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro. Ela foi um das escolhidas para integrar o Programa de Formação Coach Developers do COB, que reunirá profissionais com a responsabilidade de estruturar, planejar, conduzir e avaliar ações de formação e desenvolvimento de treinadores – e que precisam dominar diferentes competências para promover a aprendizagem de adultos.
Segundo o Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, essas competências são centradas em três eixos: Estruturação e Planejamento de Ambientes de Aprendizagem; Suporte ao Desenvolvimento Profissional de Treinadores; e Implementação de Processos Avaliativos. Camila foi uma das dez selecionadas para o Programa 1 – Formação Geral como Coach Developer. Neste programa, os selecionados participarão de encontros com formadores e atuarão junto a treinadores de seu contexto, desenvolvendo ações formativas, através de estratégias como a mentoria, facilitação de sessões, entre outras.
O Programa 1 consiste em 4 módulos. O primeiro foi realizado à distância, durante os meses de agosto e setembro, conceituando a jornada de aprendizagem e desenvolvimento de treinadores e o papel dos formadores de treinadores. Entre os dias 3 a 5 de outubro, foi realizado no Rio de Janeiro o módulo 2, presencialmente. Focado no planejamento, condução e avaliação de programas de formação de treinadoras e treinadores.
“Foi um momento de troca bastante importante, no qual pudemos contar com o auxílio de diversos profissionais para refletir as necessidades dos treinadores de tênis de mesa e pensar em ações para a realização”, afirmou Camila.
Mais dois módulos irão acontecer no programa, sendo o módulo 3, de outubro a dezembro, o acompanhamento de campo das ações que serão realizadas. O módulo 4, em janeiro, será o momento de apresentação e avaliação da formação realizada, além de planejar a implementação de próximas formações.
“Para essa ação específica estarei focando nos formadores de treinadores da UniTM-CBTM, responsáveis pelos cursos de Certificação Nacional para Treinadores e pretendo que alcancemos o objetivo de capacitação buscando o desenvolvimento de ações voltadas ao Ambiente Social de Aprendizagem”, explicou Camila Cardoso.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com