Maiara Alves e Ana Imai comemoram a medalha de ouro em duplas no Sub-13 - Foto: ITTF Américas
Por Luis Miguel Ferreira
O Brasil conquistou quatro medalhas no Campeonato Pan-Americano Sub-13 e Sub-11, realizado em Mosquera, na Colômbia. No último domingo (15), nosso país garantiu uma medalha de ouro, duas medalhas de prata e um bronze nas disputas individuais e em duplas da competição.
Em duplas, na categoria Sub-13, Maiara Alves e Ana Imai venceram as canadenses Sunny Zhang e Alexus Lee por 3 sets a 1 na grande final e ficaram com o topo do pódio. As parciais foram de 10/12, 13/11, 13/11 e 11/5.
''Tivemos muita raça na mesa e jogamos firme. Enfrentamos jogos muitos difíceis, mas com calma conseguimos o título. A torcida e o apoio de todo mundo fez toda a diferença'', explicou a campeã Maiara Alves.
No masculino, o Brasil ficou com a prata. Flávio Coelho e Vitor Thiofilo enfrentaram Kyler Chen e Kef Noorani, dos Estados Unidos na decisão. Na mesa, revés por 3 sets a 2, com parciais de 3/11, 11/9, 11/6, 5/11 e 7/11.
Os dois mesa-tenistas ainda voltaram ao pódio para receberem medalhas no individual. Chegando na final do Sub-13, Vitor Thiofilo ficou no segundo lugar ao ser derrotado pelo colombiano Emanuel Otalvaro: 3 sets a 0 (11/7, 11/7 e 11/9).
Antes disso, nas semifinais, Flávio Coelho também foi superado pelo atleta da Colômbia, ficando com o bronze: 3 sets a 1, com parciais de 12/14, 11/8, 6/11 e 8/11.
Com os resultados, nosso país ficou com o terceiro lugar geral da competição. A primeira colocação foi dos Estados Unidos. Já o segundo lugar ficou com os donos da casa: a Colômbia.
''Foi uma competição com muitos desafios e nível técnico elevado. Nossos atletas se superaram a cada dia e assim encerramos a competição com a 3ª colocação no geral. Parabéns a todos atletas, treinadores que fazem o trabalho diário com eles, pais e CBTM'', completou Fernando Shigetomi, treinador da seleção.