Petra Sörling é a primeira presidente da ITTF no Comitê Olímpico Internacional. Foto: ITTF.
Por Fato&Ação Comunicação, com informações da Federação Internacional de Tênis de Mesa
O tênis de mesa recebeu nesta terça-feira (17) um grande reconhecimento a nível mundial. Na 141ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada em Mumbai, Índia, a sueca Petra Sörling, presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), foi eleita membro do COI. Petra é a primeira presidente da ITTF a ascender à posição de membro do COI, marcando um capítulo histórico para a modalidade.
A eleição de Petra Sörling ocorre depois de o Conselho Executivo do COI ter proposto oito novos membros do COI em 8 de setembro de 2023, seguindo a recomendação da Comissão Eleitoral da entidade. Com dedicação e compromisso inabalável, tanto Petra quanto a ITTF estão preparados para contribuir ativamente para o Movimento Olímpico e para a comunidade global.
“Estou profundamente emocionada e grata por ter sido eleita membro do Comitê Olímpico Internacional. Não é apenas uma honra, mas também uma responsabilidade significativa que estou pronta a assumir", afirmou a presidente da ITTF, completando:
“É ainda mais importante porque é a primeira vez que a Federação Internacional de Tênis de Mesa vê a sua presidente tornar-se membro do COI, tornando este um capítulo histórico também para o nosso esporte. Ao assumir esta nova função, sou movida pela minha paixão pelo esporte. Compreendo a magnitude deste papel; estou empenhada em assumir as responsabilidades que isso acarreta e me dedicarei todos os dias para dar uma contribuição significativa ao Movimento Olímpico e à nossa comunidade global".
Petra Sörling expressou seus agradecimentos ao presidente Thomas Bach, aos colegas membros do COI, ao Conselho Executivo do COI, à Comissão Eleitoral dos Membros do COI e à comunidade de tênis de mesa por seu apoio.
"Trabalharemos para fortalecer o Movimento Olímpico, promover a sustentabilidade, defender a diversidade e continuar a inspirar as próximas gerações com os valores olímpicos. Vamos tornar o mundo um lugar melhor e promover mudanças positivas com o desporto”, afirmou.
Biografia
A carreira de Petra Sörling é rica em realizações e papéis de liderança notáveis. Ela alcançou um marco histórico em 2021 ao ser eleita presidente da ITTF, tornando-a a primeira mulher a alcançar esta posição de prestígio. Antes disso, atuou como vice-presidente da ITTF de 2009 a 2013, antes de assumir a função de vice-presidente de Finanças de 2013 a 2021.
Fora da ITTF, Petra atuou como vice-presidente e Membro do Conselho da Federação Sueca de Tênis de Mesa (2003 – 2013), antes de ser eleita como presidente da TTA sueca (2013-2022). Além disso, ocupou o cargo de vice-presidente da União Europeia de Tênis de Mesa (2007-2009). Essas funções ressaltam seu profundo compromisso com o avanço do tênis de mesa.
Suas contribuições para o Movimento Olímpico incluem a participação no Programa de Jovens Líderes da Academia Olímpica Internacional (IOA) e sua função atual como membro do Comitê de Igualdade de Gênero, Diversidade e Inclusão do COI.
Além do tênis de mesa, Petra Sörling contribui com sua experiência para o Comitê Olímpico Nacional Sueco (NOC) como membro do conselho desde 2021. Ela também atua como membro do comitê executivo da Associação Internacional de Jogos de Masters (IMGA) desde 2022. Em 2023, ela ingressou no Conselho da Fundação da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e tornou-se membro do Conselho da Associação das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Verão (ASOIF).