Vitor Ishiy e Bruna Takahashi buscam a única vaga em disputa para as duplas mistas em Paris. Foto: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O tênis de mesa brasileiro é reconhecidamente considerado uma potência nas Américas. E além dos dois grandes nomes no individual masculino e feminino, Hugo Calderano e Bruna Takahashi, as atenções de nossa torcida nos Jogos Pan-Americanos de Santiago recaem sobre a dupla mista formada por Bruna e Vitor, cujos objetivos principais são conquistar a medalha de ouro ou prata e assegurar uma das duas vagas em disputa para os Jogos Olímpicos de Paris.
Vale lembrar que as duas equipes já carimbaram seus passaportes para a Olimpíada, assegurando também as duas vagas individuais nos Jogos de 2024. Mas, a dupla mista precisa chegar na final dos Jogos Pan-Americanos para disputar esse torneio específico em Paris. A competição de Santiago terá transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil, YouTube do Time Brasil, Cazé TV e Panam Sports Channel.
Ocupando atualmente a 11ª colocação no ranking de duplas mistas da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), com 983 pontos, a parceria Vitor-Bruna tem realizado excelentes campanhas em competições do WTT. Lembrando que o conjunto brasileiro é tricampeão (2017, 2021 e 2022) do Campeonato Pan-Americano da modalidade – este ano, em Havana, ficou com a medalha de prata na competição.
Se Bruna já tem história nos Jogos Pan-Americanos, Vitor disputará a competição pela primeira vez. Além de lutar por medalhas – tanto no individual quanto em duplas –, ele quer aproveitar a oportunidade de participar de um torneio tão grandioso. Além, é claro, de assegurar uma das vagas que estão em disputa nas duplas mistas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
"Sempre quis disputar os Jogos Pan-Americanos, e agora terei essa oportunidade. Já tive oportunidade de defender o Brasil em outras competições internacionais, mas nunca nos Jogos Pan. Me sinto bem, espero jogar no meu melhor nível e desfrutar bastante", disse Vitor, falando também sobre sua preparação junto a Bruna Takahashi.
"Treinamos juntos na medida do possível. O Campeonato Pan-Americano, em Cuba, mês passado, também foi uma boa preparação. Tivemos bons resultados juntos, nos conhecemos bem e temos uma boa comunicação. Além disso, a Bruna está jogando em altíssimo nível", afirmou.
Bruna Takahashi, por sua vez, é somente elogios ao parceiro de duplas. Para ela, Vitor Ishiy possui qualidades que transcendem o desempenho esportivo,
"Estamos tentando nos preparar da melhor forma possível. Temos treinado em Ochsenhausen (Alemanha), procurando ajudar um ao outro a encontrar formas diferentes de melhorar a dupla. O Vitor, além de ser um excelente jogador, é um homem muito bom, comunicativo e positivo. Admiro o apoio dele nos momentos em que eu necessito de um suporte durante as partidas", declarou Bruna.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com