Notícia

TÊNIS DE MESA NO PAN – Duplas do Brasil garantem três medalhas no primeiro dia dos Jogos em Santiago

Vitor Ishiy e Bruna Takahashi decidem a vaga nos Jogos de Paris na manhã desta segunda; Hugo Calderano/Vitor Ishiy e Bruna Takahashi/Giulia Takahashi jogam semis na terça

Vitor Ishiy e Bruna Takahashi garantiram medalha e podem assegurar vaga em Paris. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/10/2023 20h30


Aproveitamento máximo do Brasil no primeiro dia de tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Neste domingo (29), inteiramente dedicado às competições de duplas, o país conseguiu garantir medalha nas três modalidades – feminina, masculina e mistas. De quebra, ficou bem perto de assegurar a vaga de duplas mistas nos Jogos Olímpicos de Paris.

A competição tem transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil, YouTube do Time Brasil, Cazé TV e Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal da Panam Sports.

Após uma manhã com duas boas vitórias, veja como foram os jogos da tarde e noite deste domingo:

Vitor e Bruna a um jogo de Paris

A dupla mista do Brasil, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi, número 11 do mundo, está bem próxima de garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para isso, basta vencer o jogo desta segunda-feira (30), às 10h, pela semifinal da competição em Santiago, contra os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang, número 54 do ranking de mistas.

O jogo das quartas, no final da tarde deste domingo, contra os norte-americanos Jishan Liang e Lily Zhang, que ocupam a 48ª posição no ranking mundial das mistas, foi bastante parelho. Os adversários venceram o primeiro set, por 12 a 10, e os brasileiros dominaram a segunda parcial. Daí em diante, a partida foi sempre equilibrada, com a diferença nunca ultrapassando três pontos para um dos lados, sendo que Bruna e Vitor estiveram a maior parte do tempo na frente. No final, 4 a 1 no placar, deixando o Brasil bem vivo pela vaga olímpica.

Calderano e Ishiy avançam

Nas duplas masculinas, a tarde começou com a vitória de Hugo Calderano e Vitor Ishiy sobre os mexicanos Rogelio Castro e Marcos Madrid, que ocupam a 65ª colocação no ranking de parcerias masculinas. Um conjunto sempre perigoso e, como era de se esperar, apesar do placar de 4 a 0 (11/7, 11/7, 11/8 e 11/4), os sets foram sempre equilibrados, com os brasileiros conseguindo impor seu jogo na última parcial.

Pouco depois, encararam os canadenses Simeón Martin e Edward Ly, que saíram na frente, mas logo sofreram a virada no primeiro set. Os brasileiros venceram bem também na segunda parcial, mas os ventos mudaram em Santiago a partir do terceiro set. Os canadenses conseguiram o empate, mas uma nova virada de rumo no jogo veio a partir da quinta parcial, quando Calderano e Ishiy tomaram conta da mesa e fecharam em 4 a 2 (11/6, 11/4, 4/11, 6/11, 11/4 e 11/4).

A semifinal será na terça, às 14h10, contra os chilenos Gustavo Gomez e Nicolas Burgos. A decisão está marcada para 20h30. Esta será a sétima medalha de Calderano na História dos Jogos Pan-Americanos. Vitor Ishiy, estreante na competição deste ano, garante seu segundo pódio na carreira, já que também chegou na semifinal de duplas mistas.

Duelo de irmãs na semi

Bruna Takahashi e Giulia Takahashi também estão nas semifinais de duplas femininas. Será a sexta medalha de Bruna no torneio, incluindo as duas edições, e a primeira da carreira de Giulia, sua irmã. No jogo da noite deste domingo, elas tiveram dificuldades no primeiro set diante das cubanas Estela Cardenas e Daniela Fonseca, quando saíram derrotadas. Conseguiram virar o duelo para 3 a 1, mas foram muito mal na quinta parcial. No sexto set, as irmãs Takahashi confirmaram a vitória por 4 a 2 (6/11, 11/8, 11/6, 11/6, 3/11 e 11/6).

O duelo que decide a vaga na final acontece na terça-feira (31), às 13h20, contra as também irmãs Adriana e Melanie Diaz, de Porto Rico, que ocupam a 27ª colocação do ranking feminino do duplas. Caso as brasileiras levem a melhor, jogam a decisão às 19h20.

Jogos de hoje:

Duplas masculinas

  • Oitavas de Final – Hugo Calderano e Vitor Ishiy 4 x 0 Rogelio Castro e Marcos Madrid (MEX)
  • Quartas de Final – Hugo Calderano e Vitor Ishiy 4 x 2 Simeón Martin e Edward Ly (CAN)


Duplas mistas

  • Oitavas de Final – Bruna Takahashi e Vitor Ishiy 4 x 0 Cesar Castillo e Roxy Gonzalez (VEN)
  • Quartas de Final – Bruna Takahashi e Vitor Ishiy 4 x 1 Jishan Liang e Lily Zhang (USA)


Duplas femininas

  • Oitavas de Final – Bruna Takahashi e Giulia Takahashi 4 x 0 Eva Brito Peña e Esmerlyn Castro (DOM)
  • Quartas de Final – Bruna Takahashi e Giulia Takahashi 4 x 2 Estela Crespo Cárdenas e Daniela Fonseca (CUB)


Jogos de segunda:

  • 10h – Duplas mistas – Semifinal - Bruna Takahashi e Vitor Ishiy x Eugene Wang e Mo Zhang (CAN)
  • 10h50 – Individual Feminino – Fase de 32 – Giulia Takahashi x Camila Obando (VEN)
  • 13h20 – Individual Masculino – Fase de 32 – Vitor Ishiy x Felipe Dufoo (PER)
  • 14h10 – Individual Feminino – Fase de 32 – Bruna Takahashi x Isabel Dufoo (PER)
  • 17h – Individual Masculino – Fase de 32 – Hugo Calderano x Carlos Fernandez (PER)
  • 19h40 – Duplas Mistas – Final



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?