Notícia

TÊNIS DE MESA NO PAN – Destruidor de marcas, Hugo Calderano é o primeiro atleta masculino a conquistar o tri dos Jogos Pan-Americanos

Número 4 do mundo foi simplesmente arrasador na final em Santiago e entra para a História com mais uma conquista inédita

Hugo Calderano e a medalha de ouro do Pan. Foto: Javier Vergara/ Santiago 2023 via Photosport

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

01/11/2023 19h15


O histórico 1° de novembro de 2023 será lembrado para sempre pelos fãs do tênis de mesa. Nesta data, Hugo Calderano, dominante nas Américas há quase uma década, passou a ser, isoladamente, o maior vencedor individual masculino nos Jogos Pan-Americanos, conquistando o tricampeonato – ganhou também em 2015 e 2019.

Hugo Calderano entrou e saiu dos Jogos Pan-Americanos como favorito. Poucos conseguiram sequer incomodá-lo nesta competição em Santiago. Perdeu apenas dois sets em todo o torneio. Como as grandes estrelas do esporte, mostrou na mesa quem mandava. Assim foi na final, contra o cubano Andy Pereira, 150° do mundo, atropelado por 4 sets a 0 (11/3, 11/8, 11/5 e 11/4), em incríveis 25 minutos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Muito concentrado e determinado, não deu chances para surpresas. Fez uma final irretocável, em um ano onde mostrou que é letal em decisões, com três conquistas de WTT. Ao final, comemorou como um menino. Fez o sinal de tricampeão, vibrou com os torcedores, se divertiu.

Ele supera dois grandes nomes do tênis de mesa das Américas em todos os tempos. Um deles, o outro Hugo que o torcedor brasileiro se acostumou a torcer, o Hoyama (campeão em 1991 e 1995). O chinês naturalizado dominicano Lin Ju, vencedor em 2003 e 2007, era também recordista. Até agora.

Nada mais natural para o carioca que se acostumou a destruir marcas e recordes. O quarto melhor do mundo da atualidade. O melhor não-asiático do ranking mundial. O melhor atleta das Américas em todos os tempos. O único brasileiro campeão de um WTT adulto. O grande ídolo da atual geração de mesa-tenistas.

Foi a sétima medalha de Hugo Calderano na História. Além dos títulos individuais, venceu em equipes nos Jogos de Toronto e em duplas masculinas – ao lado de Gustavo Tsuboi – em Lima 2019. Foi também bronze em equipes no último Pan e prata nas duplas masculinas de Santiago.

“Acho que fiz uma partida muito boa, principalmente no saque e recepção, acho que dominei o jogo ali. Ele não conseguiu receber o meu saque o jogo inteiro. Variei bastante os efeitos, o lugar do saque. O saque também é um ponto forte dele, mas acho que consegui resolver bem. Consegui vencer com certa tranquilidade, mas claro que isso foi por causa de uma preparação incrível", analisou o tricampeão.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?