Notícia

TÊNIS DE MESA NO PAN – Seleção feminina fica com o bronze, a sexta medalha da modalidade nos Jogos de Santiago

Time brasileiro caiu na semifinal para a forte seleção norte-americana e sobe ao pódio de equipes femininas pela quinta vez na História

Giulia Takahashi e Bruna Alexandre, no duelo de duplas. Foto: Javier Vergara/Santiago 2023 via Photosport

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

04/11/2023 11h30


O Brasil conquistou na manhã deste sábado (4) a medalha de bronze de equipes femininas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O time brasileiro foi superado pela seleção norte-americana por 3 a 0, na semifinal da competição, na capital chilena. Esta é a quinta vez que o Brasil sobe ao pódio no torneio de equipes femininas do Pan, tendo conquistado prata em 2015 e 2019, e bronze em 1991 e 1999.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


O tênis de mesa do Brasil já faturou seis medalhas nestes Jogos: um ouro individual masculino (Hugo Calderano), uma prata individual feminina (Bruna Takahashi), três pratas em duplas (femininas, masculinas e mistas) e o bronze de equipes femininas. E garantiu mais uma medalha de equipes masculinas. A semifinal dos meninos está marcada para 16h deste sábado, contra a Argentina. A decisão do ouro acontece no domingo, às 13h.

A competição tem transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil, YouTube do Time Brasil, Cazé TV e Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal da Panam Sports.

Já era esperado que o duelo da semifinal fosse extremamente difícil. Uma das potências do continente, os Estados Unidos jamais ficaram fora do pódio de equipes femininas dos Jogos Pan-Americanos, desde a primeira vez que a modalidade foi disputada, em 1979. São seis ouros, duas pratas e dois bronzes conquistados na História.

As meninas brasileiras lutaram, mas as dificuldades foram muitas, desde o início. No duelo de duplas, Giulia Takahashi e Bruna Alexandre caíram para Rachel Sung e Amy Wang, em sets diretos, com um triplo 11/7. Também por 3 a 0 foi a derrota de Bruna Takahashi contra Lily Zhang, a quem havia vencido na semifinal individual (9/11, 8/11 e 6/11). Giulia Takahashi foi superada por Amy Wang no terceiro duelo, por 3 a 1 (4/11, 7/11, 13/11 e 7/11).

“Fizemos uma campanha muito positiva. Acabamos cruzando com os Estados Unidos, que tem uma equipe bem homogênea. Não podemos deixar que esta derrota apague o que construímos nestes Jogos. Temos que continuar desenvolvendo essas atletas, além de outras atletas que estão vindo da base. Vejo uma geração muito forte vindo, com muito potencial para os próximos anos. É seguir trabalhando, continuar com o investimento da CBTM, para trazermos futuramente este ouro para o Brasil”, ressaltou o técnico da Seleção feminina, Jorge Fanck, que fez questão de analisar o desempenho geral das atletas nos Jogos de Santiago:

“Achei que os Jogos Pan-Americanos foram muito positivos para o tênis de mesa feminino. Chegamos em todos os pódios. A Bruna Takahashi teve um desempenho muito alto no individual. A dupla da Bruna e Giulia Takahashi está cada vez mais forte, teve reais condições de trazer o ouro. A equipe está em construção, foi totalmente renovada. A Bruna Takahashi ainda é bem jovem, com 23 anos, a Giulia entrando na equipe adulta, que é bem jovem, entrando a Bruna Alexandre, uma atleta paralímpica com uma história muito grande. Acredito que estamos construindo um bom caminho”.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?