Bruna Alexandre em ação nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 - Foto: Javier Vergara/Santiago 2023 via Photosport
Por Luis Miguel Ferreira
O Brasil inicia nesta semana mais um compromisso no calendário internacional do tênis de mesa paralímpico. Entre a próxima quinta-feira (9) e o domingo (12), nossos atletas disputam o Aberto Parlímpico Fa40 da França.
Nos jogos, que acontecem em Saint Quentin en Yvelines, nosso país terá sete representantes nas disputas individuais e em duplas (masculinas, femininas e mistas). No feminino, a delegação brasileira conta com um grande reforço que chega com ainda mais força na competição.
Após conquistar a medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, no Chile, Bruna Alexandre será o principal nome da classe 10 do torneio. A brasileira é a atual número 3 do ranking mundial.
Bruna Takahashi, Bruna Alexandre e Giulia Takahashi: equipe brasileira foi bronze em Santiago - Sebastian Nanco/Santiago 2023 via Photosport
A delegação brasileira ainda conta com outras duas atletas nas disputas em terras francesas. Nas classes 1-2, Juliana da Silva, número 12 do ranking da classe 2, representa nosso país. Já Karina Becker estará nos jogos da classe 9.
''O Brasil tem um grande reforço para esta competição: Bruna Alexandre, que veio direto dos Jogos Pan-Americanos do Chile, conquistando a medalha de bronze por equipes. Ela terá bons desafios na França. A classe 10 está com um nível competitivo, com várias atletas destaques do ranking mundial. Na classe 7, Paulo Henrique Fonseca vem jogando bem e teve ótimos resultados nos últimos torneios internacionais, subindo sua posição no ranking. Ele terá vários confrontos com atletas do top 12 do mundo.'', explicou o treinador Paulo Camargo.
Parte da delegação brasileira em Saint Quentin en Yvelines
Nas disputas masculinas, o Brasil terá quatro nomes. Na classe 7, Paulo Henrique Fonseca quer manter a boa sequência para conquistar medalhas e subir ainda mais no ranking mundial. Atualmente o mesa-tenista ocupa a 25ª posição.
Maycon de Oliveira (classe 5), Matheus Freitas (classe 8) e Ryan Santos (classe 10) fecham a lista dos atletas brasileiros no Aberto Paralímpico Fa40 da França.
''Teremos muito atletas jovens, tendo a primeira oportunidade de disputar uma competição internacional de fator 40 e certamente isso será muito importante para adquirir ainda mais experiência. Mas acreditamos que podem surpreender os fortes adversários e conquistar pontos importantes para o ranking.'', completou o técnico.
A definição dos grupos e confrontos acontece nas próximas horas na França. Confira aqui os desafios dos atletas brasileiros na competição