Campeão parapan-americano Paulo Salmin vai estrear contra adversário colombiano. Foto: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O tênis de mesa brasileiro entra em ação nesta quinta-feira (16), pelos Jogos Parapan-Americanos, no Centro Olímpico de Treinamento de Santiago, no Chile. Tradicionalmente, tem sido a primeira modalidade a iniciar a competição, um dia antes da abertura oficial do evento, assim como aconteceu nas competições disputadas em Toronto 2015 e Lima 2019.
O Brasil leva 26 atletas para a disputa e a meta de manter-se no topo da modalidade nas Américas, de preferência subindo ao alto dos pódios individuais, que garantem lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nas duplas, apesar de não existirem vagas diretas, a pontuação no ranking mundial é um grande objetivo, já que também será critério de definição para carimbar o passaporte no próximo ano.
A competição terá transmissão ao vivo no canal por assinatura sportv e no Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal do Comitê Organizador dos Jogos.
Tabela definida
Na tarde desta quarta-feira (15), foram definidas as classes em disputa e os grupos do torneio de tênis de mesa, no Congresso Técnico da modalidade. E após essa divulgação, o Brasil já sabe quantas medalhas poderá trazer de Santiago. Todas as classes masculinas terão atletas suficientes para serem disputadas sem junção. Das 11 classes, o país tem mesa-tenistas inscritos em nove.
No feminino, as disputas serão mais complexas. Há junção das classes 1 a 3 e 9 a 10. Na primeira, o país tem cinco atletas inscritas: Carla Maia, Cátia Oliveira, Marliane Santos, Joyce de Oliveira e Thais Severo. Na segunda, são três brasileiras brigando por pódio: Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Allana Maschio. Além disso o Brasil tenta os títulos das classes 7 e 8.
As duplas também sofrem com a junção ou ausência de atletas em algumas classes. Haverá disputa em quatro classes masculinas, MD4, MD8, MD14 e MD18, com seis parcerias brasileiras; duas classes femininas, WD5-10 e WD14-20, com dois conjuntos do país em cada; e quatro classes mistas, XD7, XD10, XD17 e XD20, com oito duplas brasileiras em ação.
Confira os jogos de estreia dos brasileiros, em negrito, nesta quinta-feira:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com