Davi Fujii segue vivo na disputa individuai da categoria Sub-15 - Foto: WTT
Por Luis Miguel Ferreira
O WTT Youth Star Contender Vila Nova de Gaia começou nesta quarta-feira (15) e o Brasil teve seus primeiros compromissos na competição. Após os duelos da fase de grupos das categorias Sub-19 e Sub-15 masculinas, dois atletas avançaram às fases eliminatórias em Portugal.
No Sub-15, Davi Fujii garantiu a liderança da chave vencendo o austriaco Julian Rzihauschek e o francês Axel Bossis (#231) no grupo 2. O mesmo aconteceu com Lucas Romanski, que bateu Robert Podar (#299), da Romênia, Emanuel Otalvaro (#182), da Colômbia, e Hugo Pereira (#805) de Portugal e garantiu sua vaga na fase eliminatória.
Os dois mesa-tenistas voltam à mesa nesta quinta-feira (16) pelas oitavas de final. Enquanto Romanski, 154 do ranking de jovens, encara o austriaco Julian Rzihauschek, às 6h30 (horário de Brasília), Davi (#234) enfrenta o romeno Robert Istrase (#268) às 7h.
Se avançarem, Lucas e Davi seguem jogando durante o dia. A grande final da categoria está marcada para às 15h30.
A competição conta com a transmissão do canal oficial da WTT no YouTube. Confira aqui os jogos.
Lucas Romanski liderou seu grupo em Portugal - Foto: Miriam Jeske/CBTM
Atletas do Brasil ficam na fase de grupos das disputas individuais
Mas além dos resultados positivos em Portugal, nem todos os atletas que representam nosso país conseguiram avançar às fases finais do WTT Youth Star Contender Vila Nova de Gaia.
Pelo Sub-19, Leonardo Iizuka venceu dois dos seus três jogos da fase de grupos, mas ficou na terceira colocação, com a diferença de um set a menos que o adversário.
No Sub-15, Hamilton Yamane e Vitor Iwamoto ficaram com a terceira e quarta posição de seus grupos, respectivamente, e não conseguiram a classificação.
Jogos de duplas
Jogando ao lado do tcheco Simon Belik, Loenardo Iizuka venceu o primeiro compromisso dos duelos de duplas da categoria Sub-19. Enfrentando o inglês Connor Green e o porto-riquenho Angel Naranjo, triunfo por 3 sets a 2. Já no duelo de quartas, contra Nicholas Num e Finn Luu, da Austrália, revés por 3 sets a 1.
Na categoria Sub-15, as duplas Davi Fujii/Lucas Romanski e Vitor Iwamoto/Hamilton Yamane foram superadas nas oitavas de final. Na mesa, derrotas por 3 sets a 0 e 3 sets a 2 enfrentando os austriacos Petr Hodina e Benjamin Girlinger e os portugueses Tiago Olhero e Hugo Pereira, respectivamente.