Thiago Gomes já garantiu presença no pódio do Parapan. Foto: Douglas Magno / CPB.
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O primeiro dia de disputas do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos reforçou o status de potência do Brasil na modalidade. Com 41 vitórias em um único dia, dez atletas encaminharam nesta quinta-feira (16) as suas presenças nas semifinais de suas classes e – no mínimo – já asseguraram uma medalha de bronze na competição.
São os casos de Lucas Arabian na classe 5 masculina, Sophia Kelmer na classe 8 feminina, Thiago Gomes na classe 11 masculina, Israel Stroh e Paulo Salmin na classe 7 masculina, Luiz Manara na classe 8 masculina, Lucas Carvalho na classe 9 masculina, além de Danielle Rauen, Allana Maschio e Jennyfer Parinos na classe 9-10 feminina.
Nesta sexta-feira e no sábado, no Centro de Treinamento Olímpico de Santiago, outros 13 brasileiros podem encaminhar as suas presenças no pódio, ampliando o número de medalhas verde e amarelas. Se forem confirmadas, o desempenho já será superior ao de Lima 2019, quando o tênis de mesa brasileiro faturou 19 medalhas individuais.
Em tempo: a competição desta sexta será realizada apenas no turno da manhã, pois a cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para a noite.
A competição tem transmissão ao vivo no canal por assinatura sportv e no Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal do Comitê Organizador dos Jogos.
Medalhas garantidas
Lucas Arabian está garantido na semifinal da classe 5 masculina. Na mesma classe, Cadu Moraes vai à mesa a partir das 10h30 (de Brasília) para tentar conquistar a sua uma medalha com a vaga na próxima fase. Para isso precisa vencer o guatemalteco Gerber Salazar.
Um cenário que se repete na classe 8 feminina. Sophia Kelmer já está assegurada na semifinal e com medalha garantida. Enquanto isso, Lethicia Lacerda joga com Anailil Arreola, da Guatemala, pela segunda colocação do Grupo B, às 11h. Um triunfo lhe garante a vaga na semifinal e uma medalha.
Primeiros colocados em seus respectivos grupos na Classe 7 masculina, Israel Stroh e Paulo Salmin avançaram por bye à semifinal e também asseguraram medalhas. O mesmo ocorre com Luiz Manara na classe 8 masculina, Lucas Carvalho na classe 9 masculina, além de Danielle Rauen, Allana Maschio e Jennyfer Parinos nas classes 9-10 feminina.
Outro atleta com medalha garantida é Thiago Gomes, o melhor do Grupo A da classe 11. Semifinalista, espera a definição de seu oponente na próxima etapa da disputa.
Quase lá
Disputada em chave única, a classe 2 masculina tem o brasileiro Guilherme Costa na liderança. Fará um confronto direto pela liderança da chave com o chileno Luis Flores, a partir das 11h30. Outro brasileiro que pode beliscar uma medalha nesta classe é Iranildo Espíndola, que encara o canadense Peter Isherwood no mesmo horário.
Primeiro colocado no Grupo C, da classe 3 masculina, David Freitas terá pela frente o argentino Gabriel Copola nas quartas de finais. Do outro lado do chaveamento está Fábio Silva, que mede forças com o uruguaio Gonzalo Acosta por uma vaga na semifinal. Quem também pode colocar seu nome na semifinal em Santiago é Eziquiel Babes, da classe 4 masculina, que joga contra o mexicano Francisco Hernandez.
Nas classes 1-3 feminina, Joyce de Oliveira, Marliane Santos e Thais Severo avançaram às quartas de finais. Joyce terá pela frente nesta sexta-feira a argentina Maria Garrone, ao meio-dia. Caso avance, pode protagonizar uma semifinal brasileira, desde que Thais vença a colombiana Manuela Guzman no mesmo horário. Marliane está do outro lado da chave e encara a argentina Veronica Blanco, também às 12h.
Já garantido nas quartas de finais da classe 8 masculina, Jean Mashki pode assegurar a primeira colocação da chave se passar pelo argentino Alejandro Pérez, a partir das 10h. Também garantidos nas quartas de finais,), Claudio Massad e Gabriel Antunes, ambos da classe 10 já cumpriram seus compromissos na fase preliminar e aguardam a decisão dos demais classificados.
Já Aline Ferreira está a um triunfo de avançar e garantir a sua medalha na classe 6-7 feminina. Para isso precisa vencer a colombiana Manuela Mazuera, no encerramento do Grupo A, a partir das 11h.
Confira os resultados da tarde:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com