Notícia

TÊNIS DE MESA NO PARAPAN - IMPARÁVEIS! Brasileiros asseguram mais dez medalhas em Santiago

Grande número de brasileiros garantidos na semifinal colocou frente a frente nossos atletas em cinco jogos eliminatórios

Thais Severo garantiu medalha nesta sexta-feira. Foto: Ana Patrícia/CPB.

Por Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

17/11/2023 15h30


O Brasil continua dominando a competição individual de tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos. Nesta sexta-feira (17), no Centro de Treinamento Olímpico de Santiago, no Chile, mais dez atletas garantiram presença nas semifinais e asseguraram - no mínimo - a medalha de bronze. O número de medalhistas individuais (20) já é superior ao de Lima 2019 (19 pódios) e pode aumentar neste sábado.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


O número expressivo de semifinalistas colocará oito brasileiros frente a frente na busca por vagas na final. E contrapartida, em quatro classes existe a possibilidade da final ser entre representantes verde e amarelos.

 

São os casos da Classe 10 masculina, com Cláudio Massad e Gabriel Antunes; da Classe 1-3 feminina, com o trio Marliane Santos, Thais Severo e Joyce de Oliveira; da Classe 7 masculina, com Israel Stroh e Paulo Salim; além das Classe 9-10 feminina, com Danielle Rauen, Allana Maschio e Jennyfer Parinos.


A competição tem transmissão ao vivo no canal por assinatura sportv e no Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal do Comitê Organizador dos Jogos.


Novos medalhistas


Representante brasileiro na Classe 3 masculina, Fábio Silva passou em sets diretos pelo uruguaio Gonzalo Acosta, nas quartas de finais. Na semifinal, o medalhista pan-americano joga contra o venezuelano Roberto Quijada, neste sábado (18), a partir das 11h30 (de Brasília).


Aline Ferreira passou em sets diretos por Manuela Mazuera, da Colômbia, fechando a primeira fase na segunda colocação do Grupo A. “Foi um jogo incrível, onde consegui fazer tudo o que eu queria na mesa”, comemorou a atleta.


No cruzamento olímpico da Classe 6-7 feminina, joga contra a mexicana Cláudia Perez na semifinal, já com uma medalha assegurada. Vai à mesa a partir das 10h30. “Estou há onze anos no esporte e esta é a minha primeira medalha pan-americana. Agora é colorir ela de dourado”, concluiu.

 

Cláudio Massad e Gabriel Antunes venceram seus jogos pelas quartas de finais da Classe 10 masculina e agora jogam a semifinal sonhando com uma decisão verde e amarela. Massad marcou 3 sets a 0 no colombiano Santiago Ramírez. Antunes fez 3 a 1 no norte-americano Jerry Vasquez.


Nas semifinais, Gabriel desafia o chileno Manuel Echaveguren, enquanto Cláudio mede forças com o colombiano Alvaro Puerto. Os jogos acontecem neste sábado, ambos iniciando às 11h30.


Semifinais brasileiras


Na Classe 8 feminina, Lethicia Lacerda avançou à semifinal e garantiu mais uma medalha ao Brasil. Venceu a guatemalteca Anailil Arreola em sets diretos, fechando o Grupo B na segunda colocação. Agora enfrenta a brasileira Sophia Kelmer na semifinal, neste sábado, a partir das 10h30.


Outro que garantiu medalha foi Jean Mashki, na Classe 8 masculina. Hoje ele acabou derrotado pelo argentino Alejandro Pérez, por 3 sets a 1, em jogo que valia a primeira colocação do Grupo C. Mais tarde, despachou o equatoriano Paul Polo por 3 sets a 1 nas quartas de finais. Agora tem pela frente um desafio doméstico com Luiz Guarnieri, a partir das 11h30 deste sábado.


Mais um encontro caseiro acontece na semifinal da Classe 1-3 feminina. Joyce de Oliveira e Thais Severo venceram seus jogos nas quartas de final, garantiram medalha e agora se enfrentam na semifinal deste sábado (10h30). Joyce eliminou a argentina Maria Garrone e Thais passou pela colombiana Manuela Guapi, ambas em sets diretos.


Quem vencer pode encontrar na decisão a brasileira Marliane Santos, que marcou 3 a 0 na argentina Veronica Blanco pelas quartas de finais. Assim, garantiu medalha e uma vaga na semifinal contra a mexicana Maria Sigala, também a partir das 10h30.


Na Classe 5 masculina, Cadu Moraes avançou à semifinal ao vencer Gerber Salazar, da Guatemala. O triunfo em sets diretos deixou o brasileiro na segunda colocação do Grupo A, garantindo o avanço de fase e mais uma medalha ao Brasil. Encontra agora seu compatriota Lucas Arabian na semifinal programada para este sábado, com início às 10h.


Depois de folgarem no dia de hoje, Danielle Rauen e Allana Maschio se enfrentam na semifinal da Classe 9-10 feminina neste sábado. Entram em ação às 10h, junto com Jennyfer Parinos, que do outro lado da chave encara a mexicana Jeanelly Gongora, em mais uma possibilidade de final entre brasileiros.


Outras semifinais


Na Classe 7 masculina, Israel Stroh encara na semifinal o argentino Aleksy Kaniuka, a partir das 12h. Do outro lado da chave está Paulo Salmin, que encara o colombiano José David Vargas no mesmo horário.


Na Classe 9 masculina, Lucas Carvalho protagoniza a semifinal contra o norte-americano Logan Watson, com início às 11h. Um pouco antes, às 10h, Thiago Gomes busca uma vaga na decisão da Classe 11 ao encarar o chileno Armin Rosas.


Seguem na briga


Na Classe 2 masculina, disputada em grupo único, o chileno Luis Flores lidera com duas vitórias em dois jogos. Iranildo Espindola figura de momento na segunda colocação, com duas vitórias em três jogos, incluindo a de hoje sobre o canadense Peter Isherwood. Tem mais um jogo por realizar, amanhã, em um confronto direto contra Flores, às 11h.


Guilherme Costa está na quarta posição, com uma vitória e uma derrota, mas ainda tem duas partidas por jogar e segue na briga. Joga inicialmente com mexicano Victor Reyes, também às 11h. E torna à mesa às 14h, para fechar a sua participação desafiando o canadense Peter Isherwood.


Não avançaram


David Freitas acabou eliminado nas quartas de finais da Classe 3 masculina com a derrota para o argentino Gabriel Copola. As parciais foram de 9/11, 7/11 e 8/11. O mesmo ocorreu com Eziquiel Babes, na Classe 4 masculina, superado pelo mexicano Francisco Gonzalez em apertados 3 sets a 2. As parciais foram de 5/11, 11/8, 11/9, 7/11 e 15/17.


Confira os resultados de hoje (17):


Feminino

  • Classe 1-3 – Marliane Santos 3x0 Veronica Blanco (ARG) – 11/1, 12/10 e 11/2
  • Classe 1-3 – Thais Severo 3x0 Manuela Guapi (COL) – 11/4, 15/13 e 11/4
  • Classe 1-3 – Joyce de Oliveira 3x0 Maria Garrone (ARG) – 11/1, 11/6 e 11/5
  • Classe 6-7 – Aline Ferreira 3x0 Manuela Mazuera (COL) – 11/5, 11/4 e 11/4

Masculino

  • Classe 2 – Iranildo Espindola 3x0 Peter Isherwood (CAN) – 11/5, 13/11 e 11/4
  • Classe 2 – Guilherme Costa 0x3 Luis Flores (CHI) – 12/14, 6/11 e 8/11
  • Classe 3 – Fábio Silva 3x0 Gonzalo Acosta (URU) – 11/2, 11/5 e 11/5
  • Classe 3 – David Freitas 0x3 Gabriel Copola (ARG) – 9/11, 7/11 e 8/11
  • Classe 4 – Eziquiel Babes 2x3 Francisco Gonzalez (MEX) – 5/11, 11/8, 11/9, 7/11 e 15/17
  • Classe 5 – Cadu Moraes 3x0 Gerber Salazar (GUA) – 11/2, 11/7 e 11/4
  • Classe 8 – Jean Mashki 1x3 Alejandro Pérez (ARG) – 8/11, 10/12, 11/8 e 6/11
  • Classe 8 – Lethicia Lacerda 3x0 Anailil Arreola (GUA) – 11/7, 11/6 e 11/6
  • Classe 8 – Jean Mashki 3x1 Paul Polo (EQU) – 11/8, 11/8, 9/11 e 11/9
  • Classe 10 – Cláudio Massad 3x0 Santiago Ramírez (COL) – 11/2, 11/2 e 11/5
  • Classe 10 – Gabriel Antunes 3x1 Jerry Vasquez (EUA) – 7/11, 14/12, 11/8 e 11/5



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?