Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda estão em segundo no grupo. Foto: Dragomir Yankovic/Parapanamericanos STGO 2023 via Photosport
Por Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
As medalhas estão garantidas. Falta agora definir qual será o metal. Na manhã deste domingo (19), cinco duplas brasileiras avançaram às semifinais de suas respectivas classes nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. As disputas prosseguem durante a tarde no Centro de Treinamento Olímpico da capital chilena, com as finais marcadas para segunda-feira (20).
As vagas na semifinal e respetivas medalhas foram obtidas pelas duplas Danielle Rauen e Jennyfer Parinos (WD14-20), Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira (WD5-10), Marliane Amaral e Thais Severo (WD5-10), Israel Stroh e Paulo Salmin (MD14), além de Joyce de Oliveira e Fabio Souza (XD10). Confira a seguir um resumo da manhã brasileira em Santiago.
Uma medalha garantida e outra possível na Classe WD14-20
Com a vitória por 3 sets a 0 sobre as mexicanas Jeanelly Gongora e Claudia Perez, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos avançaram à semifinal com a primeira colocação da Chave A. Também conquistaram uma medalha de forma antecipada. Aguardam a definição do adversário na próxima fase, que pode ser a dupla brasileira Sophia Kelmer e Lethicia Lacerda, atuais segundas colocadas no Grupo B. Para isso, contam com a derrota das costarriquenhas Ailyn Espinoza e Joseline Yevenes no jogo das 18h contra as chilenas Aneth Araya e Kristel Morales.
Dois bronzes já assegurados na Classe WD5-10
Separada inicialmente em dois grupos, a Classe WD5-10 já tem duas duplas brasileiras asseguradas na semifinal, com a medalha de bronze garantida. Catia Oliveira e Joyce de Oliveira já garantiram a primeira vaga do Grupo A e aguardam a definição da outra chave. Pela manhã venceram as colombianas Manuela Guapi e Nelly Sanchez, em sets diretos.
A outra chave conta com uma dupla a mais. Marliane Amaral e Thais Severo lideram depois de vencerem as mexicanas Martha Verdin e Maria Sigala por 3 sets a 1, pela manhã. Voltam à mesa às 16h para encarar as chilenas Tamara Leonelli e Almendra Ortiz, jogando pela liderança do grupo e para evitar um duelo antecipado entre brasileiras na semifinal.
Nova vitória encaminha a medalha na Classe MD4
Disputada em grupo único, formado por quatro duplas, a Classe MD4 iniciou com vitória para os brasileiros Guilherme Costa e Iranildo Espindola. Na manhã deste domingo (19) superaram os cubanos Yunier Fernández e Osviel Nodarse por 3 sets a 0. Voltam à mesa às 17h, contra os argentinos Fernando Eberhardt e Jose Bustamante e uma nova vitória encaminha a medalha.
Duas medalhas podem pintar na Classe MD8
A competição da Classe MD8 começou direto nas oitavas de finais, onde David Freitas e Cadu Moraes venceram os norte-americanos Michael Godfrey e Zachary Pickett para avançar às quartas de finais. O triunfo foi por 3 sets a 0. Enfrentam agora os argentinos Gabriel Copola e David Andrade (16h30).
Lucas Arabian e Fabio Souza estão garantidos por ranking nas quartas, do outro lado do chaveamento, o que evitará uma provável semifinal brasileira. Jogam com os venezuelanos Noel Sandoval e Roberto Quijada no mesmo horário e, assim como a outra dupla brasileira, estão a uma vitória da medalha.
Stroh e Salmin já são no mínimo bronze na Classe MD14
Israel Stroh e Paulo Salmin estão garantidos na semifinal da Classe MD14 após a vitória por 3 sets a 1 sobre os costarriquenhos Domingo Arguello e Steven Roman. Com uma medalha já garantida no peito, aguardam a definição do adversário na semifinal de amanhã. Ficam de olho no jogo que ocorre às 18h, envolvendo Ian Seidenfeld e Marco Makkar, dos Estados Unidos, contra os panamenhos Francisco Cordoba e Julio Evans.
Brasileiros se aproximam da medalha na Classe MD18
Os brasileiros da Classe MD18 estão a uma vitória de garantir medalha. Pela manhã, venceram seus jogos pela fase oitava de final e tornam à mesa durante a tarde, para buscar um lugar ao pódio. Gabriel Antunes e Jean Mashki despacharam os argentinos Fausto Barrientos em sets diretos. Agora encaram os colombianos Alvaro Puerto e José David Vargas, às 17h.
Claudio Massad e Luiz Manara também passaram em sets diretos pelos equatorianos Paul Polo e Diego Sarmiento. Enfrentam nas quartas de finais a outra dupla colombiana, formada por Miguel Castro e Santiago Ramírez (17h).
Medalha de bronze garantida também na Classe XD10
Com a vitória em sets diretos sobre a dupla mista colombiana, formada por Edwin Sanchez e Nelly Sanchez, Joyce de Oliveira e Fabio Souza avançaram à semifinal da Classe XD10, garantindo mais uma medalha para o Brasil. A mesma felicidade não teve a dupla David Freitas e Marliane Amaral, que protagonizaram uma disputa equilibrada contra os mexicanos Martha Verdin e Francisco Gonzalez, mas acabaram caindo em 3 sets a 2.
Confira todos os resultados desta manhã (19):
Masculino
Feminino
Mistas
Brasil no Parapan
O tênis de mesa brasileiro estará em ação até o dia 20, nos torneios de duplas. A competição tem transmissão ao vivo no canal por assinatura sportv, no YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro e no Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal do Comitê Organizador dos Jogos.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com