Cátia Oliveira e Lucas Arabian vibram. Fotos da reportagem: Sebastian Nanco/Parapanamericanos STGO 2023 via Photosport e Saulo Cruz/CPB.
Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Acabou nesta segunda-feira (20), em Santiago, a melhor participação do tênis de mesa brasileiro em Jogos Parapan-Americanos. Os nossos atletas doutrinaram nas mesas do Centro de Treinamento Olímpico chileno, conquistando 38 medalhas, um recorde histórico. A marca anterior pertencia aos Jogos de Toronto, em 2015, com 30 conquistas.
Danielle Rauen e Jennyfer Parinos, campeãs da WD14-20
Aos pés da Cordilheira dos Andes foram garimpadas 13 medalhas de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. É tanta premiação que, dos 26 integrantes da delegação brasileira, 24 voltam para casa com pelo menos uma medalha na bagagem. Outra informação relevante, com as 38 conquistas o Brasil teve o dobro das medalhas obtidas pelo Chile, segundo colocado no quadro. Nos torneios de duplas, foram sete conquistas. Na tarde e noite desta segunda, seis títulos.
Joyce de Oliveira e Cátia Oliveira venceram na WD5-10.
Conquistas do dia
As duplas femininas asseguraram mais duas medalhas de ouro ao Brasil nesta tarde. Uma já era certa, na final doméstica da Classe WD5-10 entre Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira contra Marliane Santos e Thais Severo, com a primeira dupla vencendo em sets diretos. A segunda veio na Classe WD14-20, onde Danielle Rauen e Jennyfer Parinos dominaram completamente as chilenas Ailyn Espinoza e Joseline Yevenes, também vencendo por 3 a 0.
Jean Mashki e Gabriel Antunes triunfaram na classe MD18.
Nas duplas masculinas, Gabriel Antunes e Jean Mashki conquistaram a medalha de ouro da Classe MD18, ao vencerem os chilenos Claudio Bahamondes e Manuel Echaveguren após cinco emocionantes sets. Os atletas da casa deram o troco nas Classes MD8 e MD14, deixando as duplas Lucas Arabian/Fabio Souza e Israel Stroh/Paulo Salmin com a medalha de prata.
E no duelo entre duplas mistas brasileiras, Cátia Oliveira e Lucas Arabian levaram a melhor sobre Eziquiel Babes e Thais Severo, na decisão da Classe XD4-7. As demais decisões mistas foram contra chilenos. Joyce de Oliveira e Fabio Souza venceram a Tamara Leonelli e Maximiliano Rodriguez na Classe XD10. Danielle Rauen e Gabriel Antunes superaram a Manuel Echaveguren e Ailyn Espinoza na XD20.
Gabriel Antunes e Danielle Rauen sorriem: campeões na classe XD20.
O único revés veio com Israel Stroh e Jennyfer Parinos na XD14. Chegaram a abrir dois sets sobre os chilenos Ignacio Torres e Florencia Pérez, mas foram superados de virada.
Confira os resultados finais dos brasileiros na tarde e noite desta segunda-feira (20):
Feminino
Masculino
Mista
Joyce de Oliveira e Fábio Silva, medalhistas de ouro na classe XD10.
Veja o quadro de medalhas do tênis de mesa:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com