Bruna Takahashi conta com os votos da comunidade do tênis de mesa. Foto: Marcio Mercante/CBTM.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O ano de 2023 foi repleto de realizações para Bruna Takahashi. Maior nome do tênis de mesa feminino brasileiro, ela se tornou, aos 23 anos de idade, em Santiago-CHI, a melhor mesa-tenista feminina do país na história dos Jogos Pan-Americanos. Como fruto de seu sucesso, Bruna está concorrendo, em votação popular, ao Prêmio Inspire, uma das categorias do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
O Prêmio Inspire foi criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. São sete mulheres concorrendo à premiação, que é definida pelo voto popular. A votação, realizada no site https://pbo.cob.org.br/, será encerrada no dia 15, data da realização do evento, que é considerado o Oscar do esporte brasileiro. Bruna conta com os votos de seus fãs e de toda a comunidade do tênis de mesa brasileiro.
Organizado pelo COB desde 1999, o Prêmio Brasil Olímpico chega a sua 24ª edição após um desempenho histórico dos atletas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Bruna Takahashi deu expressiva contribuição a esse sucesso, conquistando medalhas no individual, por equipes e nas duplas simples e mistas. Com isso, tornou-se a melhor mesa-tenista feminina do país na história dos Jogos Pan, com um total de oito medalhas (somada sua participação em Lima 2019).
Grande temporada
Bruna Takahashi foi a primeira brasileira a entrar no Top-20 do ranking mundial, feito obtido ano passado, chegando a figurar na 17ª colocação – atualmente, ocupa a 24ª posição. Em 2023, além dos pódios nos Jogos Pan de Santiago, integrou a equipe feminina brasileira que garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano, ao conquistar a prata no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, disputado em Havana, Cuba. Sem contar os excelentes desempenhos em competições do WTT, onde inclusive foi semifinalista no Contender do Rio de Janeiro.
Além do sucesso individual e por equipes, Bruna se destacou na atual temporada também nas duplas. Na feminina, fazendo parceria com a irmã caçula Giulia Takahashi – conquistaram bronze no Campeonato Pan-Americano de Havana. E nas mistas, formando um conjunto forte com Vitor Ishiy, ao lado de quem faturou prata em Santiago – a dupla é a 13ª colocada no ranking mundial.
Atleta olímpica, Bruna Takahashi esteve nos Jogos de Tóquio 2020, disputando o torneio individual e por equipes, e no Rio, em 2016, quando jogou o torneio de equipes. E marcará presença na Cidade Luz, já que o Brasil estará presente em todas as competições de tênis de mesa na capital francesa. Lutando por medalhas e mostrando ao mundo o talento e a determinação da mulher brasileira no esporte.
Briga dura
Somente mulheres com grandes feitos no esporte brasileiro estão na disputa desta premiação, o que mostra a importância de Bruna Takahashi nesse contexto. Além dela, estão na briga Ana Marcela Cunha (águas abertas), Bárbara Domingos (ginástica rítmica), Duda Lisboa (vôlei de praia), Flávia Saraiva (ginástica artística), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com