Notícia

Ícones do tênis de mesa brasileiro são homenageados na cerimônia de abertura do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro

Paulo Salmin, Emiko Takatatsu e Fran Camargo foram eternizados em bandeirões confeccionados pela CBTM

Homenageados com os seus bandeirões. Imagem: Montagem sobre fotos de Jayme Júnior.

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

15/12/2023 22h00


A cerimônia oficial de abertura do TMB Platinum, Campeonato Brasileiro, realizada nesta sexta-feira 15), no ginásio do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, teve clima de homenagem. O merecido reconhecimento a três ídolos do tênis de mesa brasileiro – Paulo Salmin, Emiko Takatatsu e Fran Camargo – deu o tom da celebração, com a apresentação de bandeirões, eternizando a imagem de cada um deles. Os bandeirões ficarão expostos na entrada do Comitê Olímpico Brasileiro e durante as disputas de TMB Platinum, ao lado de outros eternizados anteriormente.

Os três ícones de nosso tênis de mesa fizeram por merecer amplamente a homenagem. Suas trajetórias e importância para a modalidade são indiscutíveis. Salmin e Emiko estiveram presentes, enquanto a família do saudoso Fran o representou no evento, que recebeu também a presença de dirigentes de federações estaduais e de entidades esportivas do Brasil.

Em seu discurso de abertura, Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) falou sobre números do TMB Platinum e sobre os homenageados com os bandeirões. 

"Hoje alcançamos mais um recorde, neste TMB Platinum. Foram 4.551 inscrições de atletas, que se deslocam por todo o país. Além disso, os atletas paralímpicos enfrentam os olímpicos, algo importante para o crescimento técnico do esporte. Ano que vem, teremos pela primeira vez a categoria sub-7. Um evento como esse merecia homenageados como eles, disse prosseguindo:

"Fran foi muito importante para a história do nosso tênis de mesa, viajou o mundo inteiro e pôde trazer uma nova metodologia ao nosso esporte. O centro de treinamento que fez em Piracicaba, o Fran TT, foi referência em toda a América Latina. Um empreendedor, sempre com o apoio da família, que ainda tem envolvimento do esporte. Inclusive, seu filho, Paulinho, é treinador da seleção paralímpica e tem como 'missão' fazer da Bruna Alexandre uma campeã paralímpica", afirmou Alaor.

Filha de Fran (falecido em agosto de 2023, aos 66 anos) e continuadora do legado do pai, Francine Camargo estava muito emocionada com a homenagem. Ao lado da família, ela falou sobre os objetivos do pai e como eles se cruzaram com os da CBTM.

"Tudo que meu pai se propôs a fazer, ele fez. Participou de momentos históricos do tênis de mesa brasileiro. Colocou a Seleção Brasileira na primeira divisão. Sempre batalhou pela democratização e pela profissionalização do esporte. Vejo muitas pessoas aqui que ele pôde ajudar a formar. Temos um orgulho muito grande dele, o reconhecimento das pessoas pelo que ele as ajudou nos conforta", afirmou Francine.

Francisco Eduardo Bueno de Camargo, mais conhecido como Fran Camargo, foi um pioneiro, responsável por formar diversos técnicos em toda a sua trajetória na modalidade. Teve expressiva contribuição pelo alto nível que o tênis de mesa brasileiro alcançou e ostenta nos dias de hoje.  

No início da década de 90, Fran foi técnico da Seleção Brasileira, inclusive na histórica conquista da primeira medalha internacional do tênis de mesa feminino brasileiro, nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em Cuba. Em 1997, fundou o seu próprio Centro de Treinamento, em Piracicaba, um dos maiores empreendimentos da modalidade até hoje, local que sediou os projetos olímpicos e paralímpicos no início nas décadas de 2000 e 2010.

Emiko e Salmin

Após reverenciar a memória de Fran Camargo, com quem conviveu intensamente na CBTM, Alaor Azevedo prestou sua homenagem também a Emiko Takatatsu e a Paulo Salmin.

"Emiko é uma pessoa maravilhosa. No próximo dia 20 ela completará 80 anos e continua atuando. É um orgulho poder homenageá-la. Quando ao Paulo Salmin, ele pertence é uma das classes mais competitivas e nos deu um título mundial. Que venha uma medalha olímpica de ouro em Paris", disse o presidente da CBTM.

Emiko Takatatsu foi uma das maiores jogadoras de todos os tempos. Conquistou 14 títulos paulistas e quatro títulos brasileiros do Absoluto A – é a segunda maior vencedora da história do torneio –, além de outros títulos da competição nas categorias de base e em duplas. No total de sua carreira, somou mais de 500 medalhas conquistadas.

Participou de três Campeonatos Mundiais, atuando por 16 anos na Seleção Brasileira, sendo tricampeã sul-americana individual. Ao lado de Nakma Cruz e Bartira Rodrigues da Costa, Emiko formou uma equipe praticamente imbatível em sua época, na década se 60. Paulista de São Roque, ela defendeu o Brasil em competições durante 16 anos.

"Está mais difícil falar do que era para jogar. Viajei com Alaor em 1975, ele era um jovem jogador. Acompanho o tênis de mesa e torço muito para o sucesso da modalidade, para que possam ganha muitos títulos como eu ganhei", disse.

Paulo Salmin, por sua vez, é um fenômeno do esporte paralímpico brasileiro. Oriundo da interiorana Barra Bonita-SP, ostenta como maior conquista o título mundial de duplas mistas, ao lado de Bruna Alexandre, obtido em 2022, em Granada, Espanha (neste Mundial, também faturou uma medalha de bronze).

Outras conquistas de Salmin são o tricampeonato parapan-americano da classe 7, em Toronto 2015, Lima 2019 e Santiago 2023. O feito o tornou um dos três atletas que conquistaram essa marca no país, tendo faturado também a prata em Guadalajara 2011. Ou seja, tem relevante participação e o seu nome marcado na meteórica ascensão do tênis de mesa brasileiro.

"Não esperava esse bandeirão hoje. Sou muito feliz por fazer parte desse sucesso do tênis de mesa nacional. Treinei e morei na Fran TT, estou feliz por receber essa homenagem ao lado da família do Fran e de todos os que estão aqui, inclusive a Bruna, minha parceira no Mundial", disse Paulo Salmin.

Candidatura paulista

O Secretário de Esportes de São Paulo, Cacá Viana, revelou durante a cerimônia que a capital paulista será candidata a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 e aos Jogos Olímpicos de 2040. Alaor Azevedo homenageou Cacá com um troféu alusivo ao incentivo da Secretaria ao tênis de mesa.


O vice-presidente Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nacimento, também foi agraciado, em nome da entidade, com um troféu oferecido pela CBTM em razão do apoio dado pela entidade ao tênis de mesa.



 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?