Notícia

Bicampeão! Carlos Ishida vence Guilherme Teodoro e garante o título do Absoluto A do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro

Atleta da Associação Desportiva Chapecoense/SC faturou o ouro com a vitória por 3 sets a 1

Foto: Jaime Junior/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

17/12/2023 00h04


Carlos Ishida é bicampeão do Tmb Platinum - Campeonato Brasileiro. Neste sábado (16), o atleta da Associação Desportiva Chapecoense/SC saiu atrás no placar na final mas garantiu a virada para voltar ao topo do pódio da competição.

Em duelo histórico contra Guilherme Teodoro (Associação Concordiense de Tênis de Mesa/SC), reeditando as finais de 2021 e 2022,  triunfo por 3 sets a 1, desempatando o histórico do confronto entre os atletas em finais do Brasileiro. As parciais do duelo foram de 8/11, 13/11, 11/7 e 11/9.

''Sabia que ia ser duro. O sentimento é de muita gratidão por todas as pessoas que fazem isso acontecer. Eu acho que, apesar de ser um título individual, tem muita gente envolvida. Familiares, equipe, todas as pessoas que torcem, todas as pessoas que estão sempre apoiando a gente, apoiando o tênis de mesa, apoiando o esporte. Então, esse é o sentimento. De muita gratidão, muita felicidade por desfrutar desse momento com tanta gente querida.''

Luca Filippe (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes/SP) e Rafael Turrini (Praia Grande Uberlândia/MG) completaram o pódio e ficaram com as medalhas de bronze.



''É inacreditável, não é? Nem nos meus maiores sonhos eu imaginaria conquistar algo assim. Então fiquei muito contente. Muito emocionado, porque realmente trabalhei muito pra chegar onde eu cheguei, para conseguir esses títulos de maneira consecutiva. Muito esforço, muito suor derramado, então estou muito feliz.''

O JOGO

A final masculina contou com muita emoção. Duelando ponto a ponto, Ishida e Teodoro levaram o público presente no CPB ao delírio desde o primeiro segundo. Com o confronto disputado, o primeiro set foi vencido por Guilherme que aproveitou melhor as oportunidades e fez 11 a 8.

Precisando recuperar o set perdido, Ishida voltou à mesa inspirado e iniciou dominando a segunda parte do jogo.  Após chegar ao nono ponto, Teodoro emplacou uma boa sequência e empatou o game em 10 a 10, mesmo com o pedido de tempo do atleta de Santa Catarina. Mas no fim o set foi vencido por Ishida. 13 a 11 e empate no placar: 1 a 1.



O terceiro set chegou e a qualidade do jogo apenas aumentou, com os mesa-tenistas dividindo a frente do placar. Aproveitando o bom momento, Ishida contou com seu talento, a sorte e a ajuda da rede para virar o jogo: 11 a 7.

A boa sequência do atleta de Santa Catarina continuou e Ishida logo abriu 3 a 0 e fez Guilherme pedir tempo. 

Na volta para a mesa, um rally que levou a plateia ao êxtase e Carlos ainda mais perto do troféu. Mas Guilherme Teodoro foi valente e fez jogo duro até o fim.

Após mais uma sequência de grandes jogadas, Ishida contou com a rede final de Teodoro para ficar com o tão desejado título: 11 a 9. 3 sets a 1.



''É engraçado, porque isso é até umas coisas que ninguém sabe, mas geralmente eu tenho bastante dificuldade de jogar contra ele. Guilherme está com um nível muito forte, não é atoa que internacionalmente ele vem se destacando bastante como um atleta brasileiro ganhando de muitos atletas top 100. Mas acho que nesse ambiente aqui de decisão, eu consigo encontrar as melhores formas de sair vitorioso.''
 

Serviço de jogo
Carlos Ishida 3 x 1 Guilherme Teodoro
TMB Platinum - Campeonato Brasileiro
Data: 16/12/2023
Parciais: 8/11,13/11, 11/7 e 11/9


''Para mim é diferente jogar assim, em casa, e ter o apoio de tanta gente. Realmente é uma coisa que para mim faz muita diferença, eu sinto que eu cresço bastante nesses momentos. Eu sou atleta e eu sinto que eu cresço muito nesses momentos de tensão, nesses momentos de responsabilidade. Então eu fico muito feliz de ter conquistado esse título.''

 
O caminho do título

A campanha campeã de Carlos Ishida começou já na fase mata-mata. Na fase 16 avos de final, enfrentando Richard Pinheiro, a primeira vitória veio com 3 a 2 no placar.

Na sequência, contra Kenzo Carmo, mais uma duelo complicado superado: 3 sets a 1. Já nas quartas, duelando contra Eric Mancini, o primeiro triunfo sem perder sets: 3 a 0.

A uma vitória da grande final, Carlos Ishida mais uma vez mostrou sua força e foi à mesa para mais um grande desempenho. Contra Lucca Felippi, vitória por 3 sets a 0.

No jogo do ouro, em um dos melhores jogos que o tênis de mesa brasileiro teve a honra de presenciar em 2023, mais uma vitória histórica. Contra Guilherme Teodoro, 3 sets a 1 e mais um Campeonato Brasileiro para Carlos Ishida. 



 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?