Luis, ao lado dos pais, da presidente Rosiane Viana, da FTMERJ, e do presidente da CBTM, Alaor Azevedo. Foto: José Bochnia Júnior.
Por Nelson Ayres e Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O ano de 2023 foi muito especial para nosso tênis de mesa. Não somente em razão das medalhas e dos recordes obtidos pelos atletas brasileiros nas importantes competições disputadas, mas também pelo surgimento de novos talentos, que serão os responsáveis pelo futuro da modalidade no país. É o caso de Luis Henrique Lanaro Tolentino Nunes Ferreira.
Atleta da categoria sub-9, Luis simplesmente unificou os títulos do TMB Platinum nesta temporada, vencendo as quatro etapas do mais importante torneio das Américas: as de abertura e encerramento, ambas em São Paulo-SP, a do Rio de Janeiro-RJ e a de Uberlândia-MG. Sua performance encantou tanto aos fãs quanto aos treinadores – e rivais – que a presenciaram.
Focado
Carioca, Luis Ferreira treina e atua como atleta da Academia Rio Spin. Foi descoberto numa escolinha de tênis de mesa instalada num shopping do Rio. Na ocasião, chamou a atenção de um dos treinadores do projeto de detecção de novos talentos por sua habilidade.
"A forma como ele defendeu uma bola durante uma partida rendeu elogios de um técnico, que viu nele um grande potencial. Achou-o diferente, com um nível superior ao dos outros meninos da mesma idade. Foi convidado para treinar, se apaixonou pelo esporte e está muito focado. Além disso, ele joga futebol na Portuguesa-RJ. É muito bom menino, estudioso. Sabe que os estudos estão em primeiro lugar: sem boas notas na escola, sem esporte", afirmou a mãe de Luis, Patrícia, contando que Luís é o caçula de três irmãos.
O título sub-9 do TMB Platinum - Campeonato Brasileiro, disputado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com o qual unificou as conquistas na categoria nesta temporada, veio numa final emocionante. Luís venceu Lucas Ewald, da ATM de Blumenau-SC por 3 sets a 2, com parciais de 5/11, 12/10, 8/11, 11/4 e 11/8. Após o jogo, o jovem talento se apresentou aos que admiraram sua vitória.
"Estou muito feliz com mais este título. Treino tênis de mesa há dois anos e meu sonho é disputar as Olimpíadas, assim como meu ídolo, que é o Hugo Calderano. Também gosto de futebol e jogo na base da Portuguesa, onde atuo como volante", contou Luis, empolgado com o mundo de emoções que o esporte poderá lhe proporcionar ao longo de sua vida.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com