Por Daniel Conceição, mesa-tenista
Pouco a pouco a prática do tênis de mesa está sendo retomada na cidade de Afuá, no Pará. Conhecida como Veneza Marajoara, município paraense fica em área de várzea e cresceu em palafitas. Afuá, cidade no arquipélago de Marajó, prova que é possível viver sem motos e carros. No local, chamado de “Veneza Marajoara”, bicicletas e adaptações dela são usadas no transporte de pessoas, a passeio ou em serviços. O município fica em área de várzea, próximo à foz do Rio Amazonas. Grande parte da cidade é suspensa em palafitas e as ciclovias estão sobre elas, em avenidas de madeira ou pavimentadas.
O ciclo de tênis de mesa na cidade iniciou em 2023. Com a ida do professor Daniel Conceição em 2018, existia a vontade de implantar a modalidade de forma competitiva no município e finalmente, após cinco anos, o sonho se realizou. “Reunimos alguns amigos para praticar a modalidade, na escola onde trabalho e desde lá apareceram vários apaixonados. Com a doação de uma mesa oficial pelo presidente da Federação de Tênis de Mesa do Pará, Sr. Marcelino Cavalcante Neto, foi o início de tudo. Logo, surge o Clube dos Mesatenistas de Afuá”, relata o professor.
Como prêmio a este sonho, realizou-se nos dias
Participaram do torneio também: Daniel Conceição, Marinaldo Ferreira, Luan Alves, Casseb Jr, Durval dos Santos, Ferdiney Carvalho, Cássio Moura e Lorena Sarges. Com a arbitragem de Silvana Sarges. A premiação aconteceu na noite de 23 de dezembro no Bistrô Restaurante Afuá. Com a presença dos atletas premiados e participantes do torneio, acompanhados de suas respectivas famílias.
A grande meta para o ano de 2024 é participar do Circuito Estadual e de etapas TMB Challenge Plus e TMB Platinum.