Time masculino tem a Eslovênia como principal adversária. Foto de Arquivo: Miriam Jeske/COB.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) sorteou na manhã desta terça-feira (16) os grupos do Campeonato Mundial de Equipes, que será disputado em Busan, na Coreia do Sul. A competição acontecerá no país asiático entre os dias 16 e 25 de fevereiro, com o Brasil participando das disputas nos dois naipes.
O time feminino encara na primeira fase Japão, Luxemburgo, África do Sul e Irã. Já os rapazes terão pela frente Eslovênia, Singapura, Canadá e Malásia. Confira a seguir quem são os adversários e seus destaques:
FEMININO
O Brasil, 14° do ranking, ficou no pote 2 do sorteio e caiu no grupo 2. As cabeças de chave são as japonesas, que ocupam a segunda colocação no ranking mundial e são as favoritas, não só ao primeiro lugar do grupo, mas a medalha. Porém, as brasileiras têm um caminho favorável para conquistarem uma vaga nas oitavas.
O principal adversário na busca por uma vaga é Luxemburgo (18°), da veterana Xia Lian Ni, de 60 anos. Experiente e jogando em alto nível até os dias atuais, ocupa a 42ª colocação no ranking mundial. A África do Sul (30°) ficou em sexto lugar no último Campeonato Africano e tem como principal destaque Jade Sasman, que ocupa a posição 172 no ranking. O Irã (35°), nono colocado no Campeonato Asiático, tem Elina Rahimi como principal atleta, em 265° lugar.
MASCULINO
A seleção masculina, sétima colocada no ranking mundial, ficou alocada automaticamente no grupo 7. O principal adversário na briga pela vaga é a Eslovênia. Um time perigoso, comandado por Darko Jorgic, 15° do ranking masculino, que já protagonizou duelos bem intensos com Hugo Calderano.
Entre as seleções da Ásia, Singapura foi a sorteada com mais resultados expressivos. O time ficou em quinto lugar nos Jogos Asiáticos, está em 23° no ranking e tem dois Top 100 na atualidade: Izaac Quek (55°) e Yew Pang (98°). A Malásia é a pior ranqueada, em 69°. Seu melhor atleta é Javen Choong (367°).
Fechando o grupo brasileiro no torneio masculino, o Canadá (28°). Outro adversário que merece a máxima atenção. Sempre proporciona jogos difíceis para os nossos atletas. O último encontro, inclusive, foi na final dos Jogos Pan-Americanos, quando o Brasil venceu por 3 a 1. O raquete 1 do time é Eugene Wang (64°).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com