Alaor Azevedo e o secretário Felipe Becari. Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM.
Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Um congraçamento entre nações, reafirmando a força do Brasil não somente no aspecto do desempenho esportivo, mas também na sua capacidade organizacional. Assim foi a cerimônia oficial de abertura do Aberto Internacional Paralímpico ITTF Fa40, realizada na tarde desta sexta-feira (2), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Sem receber um evento internacional Fator 40 desde 2009, quando a realização ocorreu em Brasília, o Brasil conseguiu reunir os melhores atletas paralímpicos nacionais e de outros 18 países. Organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), com a chancela da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o evento é prestigiado por diversas personalidades do universo mesa-tenista.
Durante a cerimônia de abertura, Alaor Azevedo, presidente da CBTM e vice-presidente da ITTF, lembrou a qualificação necessária para a organização de eventos Fator 40.
"Para organizar um evento Fator 40 é preciso realizar com sucesso eventos Fator 20, e conseguimos isso nos dois últimos anos. Numa temporada, são realizados apenas quatro eventos F40, e um deles está tendo como sede nosso país. Pretendemos continuar dando aos atletas uma organização de excelência para realizar ainda mais torneios deste porte", disse Alaor, prosseguindo:
"A escolha do país como sede mostra a importância que o Brasil passou a ter no cenário internacional, ressaltada pela performance histórica obtida nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-CHI. Aos 54 atletas brasileiros que estão defendendo o país neste torneio F40, meus mais sinceros agradecimentos", afirmou o presidente da CBTM, aproveitando para convidar a todos para o Aberto ITTF Fator 20, que será realizado em outubro deste ano, também no CPB.
Além de Alaor Azevedo, formaram a Frente de Honra do evento Vilmar Schindler (vice-presidente da CBTM); Felipe Becari (Secretário de Esporte e Lazer de São Paulo), Rosiane Vieira (presidente da Federação de TM do Rio de Janeiro); Flávio Sexas (presidente da Federação Alagoana); Juvenal Silva (presidente da Federação Paraibana); André Silva (presidente da Federação Pernambucana); Edmilson Pinheiro (presidente Comitê Paralímpico da ITTF); e a holandesa Kelly van Zon (representante do Comitê dos Atletas da ITTF, uma das maiores medalhistas paralímpicas da modalidade em todos os tempos, tricampeã da Classe 7).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com