Notícia

Com Brasil totalmente renovado, saiba o que esperar do Mundial por Equipes de Tênis de Mesa, que começa nesta quinta-feira

Brasil tem três estreantes em Mundiais e primeira paralímpica a jogar a competição em toda a História; meninos fazem o primeiro jogo na noite de quinta

Bruna Alexandre disputa seu primeiro Mundial olímpico. Foto: Mauricio Val/fvimagem.com

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

14/02/2024 13h20


Começa nesta quinta-feira (15) o Campeonato Mundial por Equipes de Tênis de Mesa, em Busan, na Coreia do Sul. O Brasil vai disputar a competição com equipe bem renovada – há seis anos, em uma participação marcante do país, cinco dos seis integrantes do time não estavam entre os titulares. Confira o que esperar dessa competição:

Grupos

A seleção masculina, sétima colocada no ranking mundial, ficou alocada automaticamente no grupo 7. Terá como principal adversária a Eslovênia, comandada por Darko Jorgic, 15° do ranking masculino. Singapura, Canadá e Malásia são os demais adversários.

O time feminino é o 14° do ranking e está no grupo 2, que tem as japonesas como cabeças de chave – equipe segunda colocada no ranking mundial. A principal adversária na busca por uma vaga é a equipe de Luxemburgo (18ª), da veterana Xia Lian Ni, de 60 anos, 42ª colocada no ranking mundial. África do Sul e Irã completam o grupo.

“A expectativa é bem boa, estamos com uma equipe bem legal. A Bruna excelente, a Giulia cada vez se consolidando cada vez mais, a Bruna Alexandre uma atleta fortíssima no paralímpico. Vamos ver como ela vai se comportar a nível mundial. É uma equipe muito equilibrada. Temos uma canhota muito habilidosa (Bruna Alexandre), uma atleta rápida de pino curto (Giulia Takahashi) e uma destra com muita qualidade nas bolas de backhand e no ataque (Bruna Takahashi)", explica o técnico da Seleção feminina, Jorge Fanck.

Tanto no feminino quanto no masculino, três times de cada grupo passam para a fase seguinte.

Ishiy lidera o time masculino

Em 2018, o Brasil conquistou seu melhor resultado na competição, ficando em quinto lugar, bem próximo de uma inédita medalha. Do time atual, nenhum jogador era titular – Vitor Ishiy (84° do ranking) era o único no grupo, como reserva. Em Busan, a equipe será liderada por Ishiy, pela primeira vez como raquete 1 no Mundial. Guilherme Teodoro, 140 do mundo, e Carlos Ishida, 295 da lista e atual bicampeão brasileiro, estreiam em Mundiais.

“Vai ser uma grande experiência, será meu terceiro Mundial. Com certeza, sem o Hugo (Calderano), as perspectivas mudam, mas queremos fazer o nosso melhor nesse Mundial. Não penso em questão de liderança, vamos nos ajudar sempre que possível, mas o foco principal tem que ser em como fazer o melhor em cada jogo individual, acho que é a melhor forma de ajudar equipe”, diz Ishiy.

Primeira paralímpica brasileira a jogar um Mundial

Bruna Alexandre marcará seu nome na História mais uma vez. Será a primeira vez que uma paralímpica brasileira disputará um Campeonato Mundial. Ela já foi a pioneira em outras competições, como Jogos Pan-Americanos, Campeonato Pan-Americano e Campeonato Sul-Americano.

“Estou muito feliz pela oportunidade de estar jogando aqui. Vai ser mais uma grande experiência, é o maior campeonato que jogarei no olímpico. Espero conseguir pegar mais experiência, são meninas bem fortes de Japão e Luxemburgo, principalmente. Fiz um bom trabalho no Centro Paralímpico e depois com as meninas em São Caetano. Estou bem positiva. Espero jogar bem, e me divertir. Confiar no trabalho, para jogar solta”, disse a medalhista paralímpica dos Jogos do Rio e de Tóquio.

Outra Bruna, a Takahashi, é a grande referência do time. Número 22 do mundo, vive grande fase, conquistou recentemente a Copa Pan-Americana e tem grande experiência internacional, apesar da pouca idade (23 anos). A irmã, Giulia, disputa o seu segundo Mundial em Busan.

Tabela - Primeira fase (horário de Brasília)

Feminino

  • Sexta, 16 – 22h – Brasil x África do Sul
  • Sábado, 17 – 22h – Brasil x Luxemburgo
  • Segunda, 19 – 8h – Brasil x Japão
  • Terça, 20 – 5h – Brasil x Irã

Masculino

  • Quinta, 15 – 22h – Brasil x Singapura
  • Sexta, 16 – 22h – Brasil x Canadá
  • Sábado, 17 – 22h – Brasil x Eslovênia
  • Domingo, 18 – 22h – Brasil x Malásia
 

Transmissão

Os jogos da mesa 1 serão transmitidos pelo serviço de streaming por assinatura Star+, com alguns jogos sendo exibidos pela ESPN (a definição de grade é de responsabilidade da emissora). Os jogos de outras mesas auxiliares serão transmitidos no canal do WTT no YouTube (https://www.youtube.com/@WTTGlobal). 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações