Notícia

Universidades Federais selecionam atletas de alto rendimento para ingresso em cursos de graduação

Tênis de mesa é uma das modalidades contempladas em processos seletivos divulgados pelas instituições

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

16/02/2024 20h45


Uma boa notícia, principalmente para atletas gaúchos e sul-matogrossenses - inclusive os praticantes do tênis de mesa. A Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM) e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgaram, por intermédio de editais, estarem abertas as inscrições para seus Processos Seletivos de Atletas de Alto Rendimento Esportivo 2024, nas modalidades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a fim de selecionar candidatos para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação das instituições para ingresso no ano letivo de 2024.

As inscrições são gratuitas e será permitida apenas uma inscrição por Cadastro de Pessoa Física – CPF. Os processos seletivos destinam-se aos candidatos que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula e participaram com desempenho reconhecido em competições esportivas, nas modalidades dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos ou Universitários Brasileiros.

São consideradas as competições esportivas, com no mínimo cinco equipes (esportes coletivos) ou cinco competidores (esportes individuais), promovidas pelas respectivas federações ou confederações esportivas, filiadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2021, 2022 e 2023, de abrangência estadual, nacional ou internacional.

UFMS

O tênis de mesa é uma das modalidades contempladas no edital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As outras são as seguintes: atletismo, ciclismo, halterofilismo, skate, badminton, cross training, handebol, surfe, basquetebol, escalada, jiu jitsu, taekwondo, basquete 3x3, esgrima, judo, tênis, beach hand, futebol, karatê, beach soccer, futevôlei, kickboxing, tiro, beach tênis, futmesa, muaythai, vôlei de praia, beach wrestling, futsal, nado artístico,  voleibol, boxe, ginástica, natação, vôlei 4x4 misto, breaking, ginástica artística, rugby 7, xadrez, cheerleading, ginástica rítmica, saltos ornamentais e wrestling (luta olímpica).

Além dos esportes olímpicos citados, atletas praticantes de todas as modalidades paralímpicas estão apto(a)s a participar do processo seletivo caso preencham os pré-requisitos explicitados no edital.

Informações completas sobre inscrições e outros detalhes referentes ao Processo Seletivo do Programa Especial de Seleção de Atletas de Alto Rendimento Esportivo 2024 da UFMS podem ser acessadas através do link abaixo:  file:///C:/Users/pc/Downloads/edital_prograd_412_consolidado.pdf

UFSM

O edital divulgado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM) para o PIARES – Processo Seletivo de Ingresso de Atletas de Rendimento UFSM 2024 - por sua vez, contempla as seguintes modalidades: futsal, atletismo, basquete e handebol.

Além destes, estão aptos ex-atletas que tiveram destaque internacional em qualquer modalidade esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No link a seguir, constam todas as informações sobre inscrição e outros detalhes do Processo: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/015-2024


 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações