Carlos Ishida teve outra grande atuação no Mundial. Foto: WTT.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A noite de sexta-feira (16) foi de vitórias para o Brasil no Campeonato Mundial por Equipes, em Busan, na Coreia do Sul. Mais do que os triunfos, o desempenho dos times feminino e masculino foi a grande notícia deste segundo dia. As meninas não tomaram conhecimento das sul-africanas na estreia, vencendo por 3 a 0. Mesmo placar dos rapazes contra o Canadá, um adversário sempre difícil de se encarar, mostrando que a Seleção está viva na briga por uma vaga na próxima fase.
Neste sábado, as duas equipes voltam a jogar em Busan, em duelos fundamentais para as pretensões de classificação para a próxima fase do torneio. O time masculino encara a Eslovênia em sua terceira partida na competição (acumula uma vitória e uma derrota), enquanto o feminino pega Luxemburgo. Ambos são adversários diretos na luta pelas vagas. Os dois jogos estão marcados para 22h (horário de Brasília).
Meninos fazem grande jogo
Os rapazes tiveram um ótimo resultado diante de um time canadense que sempre proporciona duelos bem equilibrados nas competições realizadas nas Américas. O primeiro a entrar na mesa foi Vitor Ishiy (84° do ranking mundial), que encarou o experiente Eugene Wang (66°), com boa vitória do brasileiro por 3 a 1 (11/6, 11/8, 9/11 e 11/7).
Estreante em Mundiais, Guilherme Teodoro (140°) parecia um veterano diante de Edward Ly (37°). Ele dominou o confronto e mostrou grande desempenho nos momentos mais duros do duelo, vencido em sets diretos (11/6, 11/8 e 11/9).
Outro estreante em Mundiais, Carlos Ishida (295°) poderia fechar o confronto se vencesse Simeon Martin (881°). Missão dada, missão cumprida, com outra grande atuação brasileira: 3 a 0 (11/6, 11/6 e 11/7).
Time feminino estreia com vitória
As meninas também tiveram grande desempenho diante das sul-africanas. Começando por Bruna Takahashi, a número 22 do ranking mundial, que teve pela frente Musfiquh Kalam, 419ª da lista. Um jogo que foi equilibrado até a metade do primeiro set, quando as atletas ainda se estudavam. Mas que passou a ser dominado pela brasileira a partir desse momento, fechando também o segundo e terceiro sets com relativa tranquilidade (11/6, 11/3 e 11/6).
Giulia Takahashi (87ª) entrou na mesa para manter o mesmo ritmo intenso diante de Danisha Patel (377ª). Passou como um furacão na primeira parcial, viu a adversária reagir no segundo set, mas depois voltou a dominar o duelo e fechou em 3 a 1 (11/4, 9/11, 11/4 e 11/9).
Ao iniciar o jogo contra Lailaa Edwards (292ª), Bruna Alexandre (229ª) escrevia mais uma página de sua rica história na modalidade, sendo a primeira paralímpica brasileira a jogar um Mundial de atletas olímpicos. E não decepcionou. Atropelou a adversária no primeiro set, continuou mantendo o ritmo na sequência e fechou em 3 a 0 (11/2, 11/7 e 11/7).
“Fiquei muito feliz pela vitória, pensando não só em mim mas na equipe inteira. Fiz uma preparação muito boa e estou muito feliz de ter começado assim. Estou tentando me soltar cada vez mais. Foi bem positivo, é uma grande experiência para mim”, comentou Bruna Alexandre.
Transmissão
Os jogos da mesa 1 serão transmitidos pelo serviço de streaming por assinatura Star+, com alguns jogos sendo exibidos pela ESPN (a definição de grade é de responsabilidade da emissora). Os jogos de outras mesas auxiliares serão transmitidos no canal do WTT no YouTube (https://www.youtube.com/@WTTGlobal).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com