Notícia

Vitória heroica deixa seleção feminina perto de feito inédito no Campeonato Mundial por Equipes

Brasileiras viram o duelo sobre Luxemburgo, vencem adversário chave se aproximam de uma classificação inédita; masculino é superado pela Eslovênia e não depende mais das próprias forças

Meninas comemoram ao lado do técnico Jorge Fanck. Foto: Marcos Yamada.

Por Henrique Porto (Fato&Ação) - Assessoria de imprensa CBTM

18/02/2024 02h00


A Seleção Brasileira feminina alcançou sua segunda vitória e se aproximou da inédita classificação à segunda fase do Campeonato Mundial por Equipes, em Busan, na Coreia do Sul. Neste sábado (18), as brasileiras venceram de virada a Luxemburgo, um adversário chave dentro do grupo, dando um importante passo na competição. Já a equipe masculina acumulou o segundo revés e não depende apenas de suas próprias forças para avançar na competição.

As meninas voltam a atuar na manhã de segunda-feira (19), a partir das 8h, quando encaram o Japão, que lidera o grupo ao lado das brasileiras. Um triunfo garante a classificação antecipada. Os garotos voltam à ação neste domingo (18), fechando a participação na primeira fase. Encaram a Malásia a partir das 22h, em encontro onde apenas a vitória interessa.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Feminino vence confronto chave e se aproxima de vaga inédita

Atuando com Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Bruna Alexandre, as brasileiras encontraram bastante dificuldades para superar Luxemburgo, em encontro chave para as ambições de ambos. O triunfo verde e amarelo veio de virada, por 3 jogos contra 2, deixando o selecionado nacional próximo de um feito inédito: em suas três participações anteriores na elite do Campeonato Mundial por Equipes, as brasileiras nunca avançaram de fase.

Giulia Takahashi (87º) abriu os trabalhos e teve pela frente a veterana Ni Xialian (46º), com os 42 anos de diferença pesando em favor da atleta de Luxemburgo, que venceu em sets diretos (7/11, 7/11 e 4/11). No segundo jogo, Bruna Takahashi (22º) foi surpreendida pela número 121º do Mundo, Sarah De Nutte. Em encontro de cinco sets, a luxemburguesa venceu três, com parciais de 11/9, 10/12, 9/11, 11/7 e 7/11. “A gente sabia que o primeiro jogo da Giulia era difícil, mas a primeira derrota da Bruna nos pegou de surpresa”, analisou o técnico Jorge Fanck.

Bruna Alexandre (229º) devolveu as esperanças brasileiras no terceiro jogo, com a vitória por 3 sets a 1 sobre Tessy Gonderinger (246º). As parciais foram de 8/11, 11/7, 11/7 e 11/5. No quarto jogo, Bruna Takahashi (22º) precisou de toda a sua paciência para superar a veterana Ni Xialian (46º), de virada, por 3 sets a 2, parciais de 12/10, 6/11, 3/11, 11/7 e 11/9. “A Bruna Alexandre jogou demais no terceiro encontro, acreditando em todos os pontos. Depois a Bruna Takahashi assumiu a responsabilidade e jogou num nível de risco grande, mas com uma qualidade muito alta”, comentou Frank.

O quinto e decisivo jogo, entre Giulia Takahashi (87º) e Sarah De Nutte (121º), começou quente, com uma parcial de 16/14 em favor da brasileira no primeiro set. O segundo e o quarto sets foram vencidos pela luxemburguesa, ambos por 8/11. Giulia venceu a terceira parcial por imponentes 11/2. E quando tudo parecia perdido no último set, saiu de um 5 a 9 para a vitória por 11 a 9. “A Giulia entrou jogando muito consciente e vencer o primeiro set foi muito importante, colocando pressão na adversária. No quinto set, ela mostrou tranquilidade e foco para fechar o jogo”, ponderou o treinador.

“Foi uma luta. Saímos perdendo por 2 a 0 e manter o time focado, acreditando, foi muito importante”, desabafou. “O que mais me deixou feliz hoje foi o espírito coletivo, que mostrou a força do grupo e também que estamos conseguindo construir uma história muito bonita com esse time”, concluiu Frank.

Masculino tropeça na Eslovênia e se complica

Alocada no Grupo 7 nesta primeira etapa do Campeonato Mundial, a Seleção Brasileira tinha o duelo contra a Eslovênia decisivo em se pensando na classificação. O primeiro a entrar na mesa foi Vitor Ishiy (84° do ranking mundial), que teve pela frente Deni Kozul (145º). Depois de uma virada espetacular no primeiro set, o brasileiro acabou caindo nos dois sets seguintes. Reagiu na quarta parcial, levando o jogo para o desempate. Mas no final deu Kozul por 3 sets a 2, com as parciais de 14/12, 4/11, 4/11, 11/6 e 6/11.

Na sequência, Guilherme Teodoro (140°) teve um páreo duro pela frente. Encarou o 15º do ranking mundial, Darko Jorgic, que não deu muitas chances ao brasileiro, vencendo em três sets diretos. As parciais foram de 4/11, 9/11 e 4/11. Coube a Carlos Ishida (295°) recolocar o Brasil na disputa, batendo a Peter Hribar (266º) em emocionantes 3 sets a 2, com uma decisão ponto a ponto na última parcial. Ao final, o brasileiro levou a melhor por 11/5, 4/11, 11/6, 8/11 e 11/8.

Então foi a vez de Vitor Ishiy (84°) voltar à mesa, desta vez para encarar Darko Jorgic (15º). Apesar de protagonizar grandes momentos durante o jogo, o brasileiro acabou superado em três sets diretos, com as parciais de 8/11, 8/11 e 5/11. Com o resultado, a Eslovênia fechou o encontro em 3 jogos contra 1.

A derrota deixou a Seleção Brasileira em situação complicada. A equipe sétima colocada no ranking mundial ocupa de momento a segunda colocação em seu grupo, com 4 pontos somados em três jogos. Porém só tem mais uma partida por realizar, enquanto por exemplo a Malásia, o próximo adversário dos brasileiros, jogou apenas uma vez até aqui.

Transmissão

Os jogos da mesa 1 serão transmitidos pelo serviço de streaming por assinatura Star+, com alguns jogos sendo exibidos pela ESPN (a definição de grade é de responsabilidade da emissora). Os jogos de outras mesas auxiliares serão transmitidos no canal do WTT no YouTube (https://www.youtube.com/@WTTGlobal).



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações