Notícia

Seleção feminina conquista a inédita classificação para a segunda fase do Mundial por Equipes; equipe masculina também segue na disputa

Meninas venceram o Irã e terminaram em segundo lugar no grupo 2; time masculino ficou em terceiro no grupo 7

Equipe feminina brilhou em Busan. Foto: Marcos Yamada.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

20/02/2024 06h40


Pela primeira vez na História o time feminino do Brasil conquistou uma vaga na segunda fase do Campeonato Mundial por Equipes de Tênis de Mesa. Nesta terça-feira (20), em Busan, na Coreia do Sul, as meninas venceram o Irã por 3 a 0, garantindo-se em segundo lugar no grupo 2 – o Japão ficou em primeiro. Na elite do esporte desde 2016, o tênis de mesa feminino do Brasil mostra mais uma vez o avanço obtido na última década.

Os meninos também passaram de fase no Mundial. Com as derrotas do Canadá para Eslovênia e Singapura, que ficaram com as duas primeiras colocações do grupo 7, o Brasil se garantiu em terceiro na disputa. O time feminino enfrenta a Hungria na segunda fase, nesta terça-feira, às 22h. Pouco depois, já na quarta-feira, à 1h, os meninos encaram a Croácia.

Jogo da classificação

O duelo que valeu a classificação brasileira apresentava uma equipe iraniana ainda viva na competição, necessitando de uma vitória para poder brigar pela vaga nos critérios de desempate. O Brasil, em situação confortável, estava em segundo lugar e só dependia da vitória para se manter nesta posição – mesmo perdendo, poderia conquistar a vaga dependendo de outros resultados.

Primeira a entrar na mesa, Bruna Takahashi, 22ª do ranking mundial, tinha pela frente Mahshid Ashtari, apenas a 711ª da lista. No prmeiro set, esta diferença técnica ficou evidenciada, com 11 a 0 no placar. Mas a iraniana deu trabalho a partir da segunda parcial, vencendo no terceiro set e proporcionando um jogo bem duro para a brasileira, que venceu por 3 a 1 (11/0, 11/9, 7/11 e 11/6).

Na sequência, Giulia Takahashi (86ª) enfrentou Ri Neda Shahsava, atleta sem ranqueamento mundial. A brasileira teve trabalho nos dois primeiros sets, mas dominou a mesa nas parciais seguintes, vencendo por 3 a 1 (11/7, 9/11, 11/4 e 11/5).

No terceiro duelo, Bruna Alexandre (227ª) encarou Shima Safaei (714ª). O enredo começou parecido com o jogo da outra Bruna, a Takahashi: vitória tranquila no primeiro set e dificuldades aparecendo a partir da segunda parcial. A iraniana conseguiu vencer os dois sets seguintes e levou a partida para o tie-break, mas a craque do tênis de mesa paralímpico conquistou a sua terceira vitória individual no Mundial, com parciais de 11/3, 16/14, 8/11, 4/11 e 11/8.

Transmissão do Mundial

Os jogos da mesa 1 são transmitidos pelo serviço de streaming por assinatura Star+, com algumas partidas sendo exibidas pela ESPN (a definição de grade é de responsabilidade da emissora). As partidas de outras mesas auxiliares são transmitidas no canal do WTT no YouTube (https://www.youtube.com/@WTTGlobal).

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações