Notícia

Alaor Azevedo participa da premiação aos melhores do mundo no tênis de mesa e fala de novidades da modalidade no e-sports

Presidente da CBTM e vice-presidente da ITTF, palestrou sobre e-sports na Summit 2024; primeiro Campeonato Mundial acontece no ano que vem

Alaor Azevedo premiou a craque paralímpica Seon Su Yeon. Foto: ITTF.

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM\

27/02/2024 09h10


Uma noite de festa e de homenagens à comunidade mundial do tênis de mesa. Foi realizado nesta segunda-feira (26) em Busan, Coreia do Sul, como parte da ITTF Summit 2024 – Convenção Anual da Federação Internacional de Tênis de Mesa – a ITTF Awards Night, que tradicionalmente premia os melhores da temporada da modalidade no planeta. O evento festivo ocorreu no dia seguinte ao encerramento do Campeonato Mundial de Equipes, disputado na cidade sul-coreana e vencido pela China.

As maiores personalidades ligadas ao tênis de mesa internacional estiveram presentes, entre eles o brasileiro Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente executivo da ITTF. Alaor foi o responsável por entregar o troféu de melhor atleta paralímpica do ano de 2023 a Seon Su Yeon. A sul-coreana teve 94% de aproveitamento no ano e conquistou três medalhas de ouro na última edição dos Jogos Paralímpicos Asiáticos.

Entusiasta dos e-sports, Alaor Azevedo defende que o tênis de mesa se torne uma modalidade que caminhe paralelamente ao avanço tecnológico. Durante a ITTF Summit 2024, o Brasil foi um dos três países a apresentar um painel sobre o assunto. Nele, o dirigente fez importantes revelações.  

Alaor revelou que o ano de 2024 será o primeiro de disputa do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa Virtual, chancelado pela ITTF. E que, em 2025, a modalidade estará integrada aos Jogos Olímpicos virtuais (e-sports Olympic Games). Também afirmou que o Brasil, em breve, anunciará novidades nessa área.

A evolução tecnológica já fora tema de reunião entre a ITTF e o Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada no final do ano passado na sede da entidade em Lausanne, Suíça. Nela, foi enfatizada a importância dos e-sports e da inteligência artificial no futuro do esporte.

Premiação

A atleta paralímpica Seon Su Yeon não foi a única premiada no evento festivo ITTF Awards Night. Da relação de vencedores do prêmio também constaram:

  • Fan Zhendong (China) - melhor jogador de 2023
  • Sun Yingsha (China) – melhor jogadora de 2023
  • William Bayley (Grã-Bretanha) – melhor jogador paralímpico de 2023
  • Equador – mais ativo país-membro da Federação Internacional em 2023
  • Nathanael Molin (França) – melhor treinador de 2023
  • Kerstin Duchatz (Alemanha) – melhor árbitro de 2023

Em reconhecimento à excelência na organização de eventos da ITTF em 2023, foram homenageadas as cidades de Durban, na África do Sul; Nova Gorica, na Eslovênia; Bangcoc, na Tailândia; Chengdu, na China; e Muscat, em Oman.


 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações