Notícia

Universidade do Tênis de Mesa aproveita a disputa do TMB Platinum para realizar ações envolvendo técnicos e árbitros

Oferecimento UniTM-CBTM, workshop de treinadores fez parte do Programa de Mentorias; também ocorreram no evento avaliações de arbitragem

Reunião do workshop de treinadores. Foto: Mauricio Val/FVimagem.com/CBTM

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

06/03/2024 18h57


Dando prosseguimento à missão de ser o braço educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) aproveitou a disputa do TMB Platinum Olímpico e Paralímpico – Ciclo I, em São Paulo, para oportunizar conhecimento e aperfeiçoamento aos técnicos da modalidade. No evento, que teve como sede o Centro Paralímpico Brasileiro, foi ministrado o 1º Workshop do Programa de Mentoria da UniTM-CBTM.

O workshop foi oferecido com o objetivo de desenvolver mentores juniores a fim de atuarem em atendimento a treinadores alvos do Programa de Mentoria UniTM-CBTM. Os convidados responsáveis para ministrar a atividade foram Paula Korsakas e José Aníbal Azevedo, mentores principais do Programa, ambos com vasta experiência na área.

Os participantes do workshop, cuja presença foi definida de acordos com critérios do Programa de Mentoria da UniTM-CBTM foram Emanuele Dreveck, Leandro Ishida, Raphael Azevedo Dias, Reinaldo Kina e Thiago Firmino de Lima.

"Certamente o Workshop vem a agregar muito na formação de nossos Mentores Juniores. Paula e José Aníbal propuseram diversas atividades reflexivas e formativas, que contou com a participação ativa dos nossos participantes. Foi mais um passo dado com relação a formação de nossos mentores, que certamente estarão atuando com excelência em nosso Programa de Mentoria", declarou Camila Cardoso, líder de Ciência do Esporte da CBTM.

Avaliações

A evolução técnica da arbitragem recebeu atenção especial durante o TMB Platinum. Também durante a disputa da competição, no CPB, ocorreram seminários tendo como público-alvo árbitros nacionais, internacionais e estaduais voltados para a melhora de do nível de atuação. Além disso, foram realizadas avaliações de desempenho dos árbitros durante as atuações em todo o período do Platinum.

Maria José Ferrer (Musa), única árbitra de tênis de mesa Blue Badge no país atualmente, vem realizando esse processo de evolução do nível dos árbitros há mais de um ano e neste evento ganhou reforço de Leonor Demário.

Leonor, durante cinco anos, atuou como avaliadora de árbitros da ITTF e, a convite da UniTM-CBTM, voltou a atuar no cenário atual neste evento, avaliando os árbitros juntamente a Musa.

"É notável a evolução dos árbitros desde o início da implementação dos seminários e avaliações até aqui. Musa realiza um ótimo trabalho, avaliando o máximo possível de árbitros dentro do período. Com a chegada de Leonor, o trabalho da dupla fica fortalecido, pois em conjunto conseguem abranger a avaliar ainda mais árbitros e as experiências de vida e conhecimento de ambas agregam ainda mais para os seminários realizados a cada evento", avaliou Camila Cardoso.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?