Presidente da CBTM e vice da ITTF, Alaor Azevedo joga na nova mesa. Foto: Divulgação.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM, com informações da Agência Minas
O projeto Mesas Solidárias, iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, em colaboração com a Federação Mineira de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico (FMTM), teve seus primeiros resultados apresentados nesta quinta-feira (7). Em solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG), foram apresentadas as primeiras das mil mesas que serão utilizadas em Centros de Treinamento do estado e nas unidades prisionais.
“É um projeto histórico e único no mundo. Um exemplo de inovação e que deve fazer com que o tênis de mesa de Minas Gerais melhore acentuadamente o seu nível técnico. O Mesas Solidárias mudará a vida de crianças, detentos e seus familiares. A qualidade da mesa é excelente ”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo, que experimentou jogar em uma das mesas.
O projeto, iniciado em dezembro, tem como objetivo a ressocialização de diversos detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi realizado um acordo de cooperação técnica, que visa a capacitação de indivíduos privados de liberdade em serralheria, marcenaria e pintura, culminando na produção inicial de mil mesas da modalidade.
A capacitação envolveu, num primeiro momento, 16 participantes. Além de representar ação de humanização e treinamento para os indivíduos privados de liberdade, o projeto busca fomentar a prática esportiva do tênis de mesa. A expectativa é de instalação dos dispositivos produzidos pelos presos em cerca de cem centros de treinamento público no interior do estado, beneficiando jovens e adultos de diversas cidades em Minas Gerais.
“Esse projeto é um sucesso. Os presos corresponderam e a mesa é muito boa. Todos ficaram muito satisfeitos com a qualidade do produto e isso vai fomentar o desenvolvimento do esporte no estado de Minas Gerais”, complementou o presidente da Federação Mineira, Renato Belisário.
Além de Alaor Azevedo e Renato Belisário, estiveram presentes na solenidade o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Mattos Alves Badaró; o subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Tomás Mendes; e outras autoridades do estado e do Poder Judiciário em Minas Gerais.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com