Cinco brasileiros avançam ao mata-mata no primeiro dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha
Competição disputada na Catalunha começa com grandes duelos, e atletas do Brasil fazem bonito. Número na fase eliminatória pode aumentar para seis mesa-tenistas
Guilherme Costa está a um jogo de garantir medalha na Espanha - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM
Por Luis Miguel Ferreira
Começou o Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha. Nesta segunda-feira (11), na cidade de Platja d'Aro, na região da Costa Brava, na Catalunha, os mesa-tenistas brasileiros iniciaram a competição e fizeram bonito. Ao todo, nove atletas disputaram o torneio nas mais diferentes classes, e cinco deles se garantiram na fase eliminatória. Este número, contudo, pode subir para seis nesta terça-feira (12).
No masculino, Iranildo Espíndola caiu na fase de grupos na Classe 2, mas Guilherme Costa avançou às quartas de final. Na Classe 5, Lucas Arabian também se garantiu no mata-mata. Por fim, na Classe 7, Paulo Salmin ainda não terminou a fase de grupos, que será encerrada nesta terça. Em caso de vitória, ele disputará a fase eliminatóra.
Já na disputa feminina, Marliane Santos e Joyce Oliveira avançaram ao mata-mata na Classe 3. Por outro lado, na mesma categoria, Thais Severo ficou pelo caminho e acabou eliminada na fase de grupos. Sophia Kelmer, na Classe 8, está nas quartas de final, mas Jennyfer Parinos, na Classe 9, foi eliminada na fase de grupos.
Sophia Kelmer teve bom desempenho no Aberto Paralímpico Fa40 do Brasil, entre janeiro e fevereiro - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM
A competição segue nesta terça-feira, com o restante dos jogos eliminatórios. Todas as classes individuais serão concluídas nesta terça e, a partir de quarta-feira (13), terão início as disputas em duplas. Veja abaixo a agenda de jogos dos brasileiros no mata-mata.
A tabela completa está disponível no site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Clique aqui.
Masculino
Classe 2: Guilherme Costa x Federico Crosara (Itália) - 7h
Classe 5: Lucas Arabian x Tommy Urhaug (Noruega) - 5h30
Classe 7: Paulo Salmin, caso se classifique, jogará às 8h30 com adversário ainda a ser definido
Feminino
Classe 3: Marliane Santos x Sonalben Manubhai Patel (Índia) - 6h15
Classe 3: Joyce Oliveira x Michela Brunelli (Itália) - 6h15
Classe 8: Sophia Kelmer x Lucie Hautierre (França) - 7h
*Jogos no horário de Brasília