Notícia

Brasil conquista três medalhas no segundo dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha

Guilherme Costa, Joyce Oliveira e Sophia Kelmer faturam o bronze nas disputas individuais. Torneios em duplas começam nesta quarta-feira

Joyce Oliveira fez jogos contra italianas no mata-mata - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

12/03/2024 13h43


O Brasil conquistou três medalhas no segundo dia de competições do Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha. Após garantir cinco atletas na fase eliminatória na última segunda-feira (11), três mesa-tenistas conseguiram bronze nesta terça (12) em Platja d'Aro, na região da Costa Brava, na Catalunha.

No masculino, Guilherme Costa, da Classe 2, número 11 do ranking, venceu Federico Crosara, da Itália, sétimo do mundo, por 3 sets a 1 nas quartas de final, com parciais de 11/3, 10/12, 11/4 e 11/9. Nas semifinais, porém, o brasileiro foi superado pelo polonês Rafal Czuper, líder do ranking mundial, por 3 sets a 0 (11/5, 11/5 e 11/8).



Guilherme Costa volta à mesa nesta quarta-feira - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Já no feminino, o Brasil garantiu duas medalhas, com Joyce Oliveira (Classe 3) e Sophia Kelmer (Classe 8). Joyce, número seis do mundo, bateu Michela Brunelli, da Itália, 11ª do ranking, nas quartas de final por 3 sets a 1 (7/11, 11/6, 11/5 e 11/8), mas caiu na semifinal para a também italiana Carlotta Ragazzini, quarta do ranking, por 3 sets a 0 (11/8, 13/11 e 11/8). Sophia, por sua vez, número cinco do mundo, venceu a francesa Lucie Hautiere, 11ª no ranking mundial, por 3 sets a 0 nas quartas de final (11/8, 12/10 e 11/6), mas perdeu para Aida Dahlen, da Noruega, primeira colocada no ranking, por 3 sets a 0, na semifinal (11/8, 11/4 e 11/2).

"Fico muito feliz de representar a seleção brasileira, o nosso país, em mais uma etapa do circuito mundial. Essa etapa aqui na Espanha estava bem forte, as melhores jogadoras do mundo estavam aqui. É muito gratificante ver que eu consegui performar, que eu consegui conquistar uma medalha numa etapa tão forte como essa. Só tenho a agradecer a todo mundo que vem torcendo por mim. A minha família, que me dá todo o suporte para continuar firme e forte, a CBTM e o CPB, que dão o apoio e estrutura para a gente conseguir evoluir... Estou muito feliz com tudo que eu venho conquistando", disse Sophia Kelmer.

O dia foi de conquistas, mas também teve revés. No masculino, Lucas Arabian, 15º do ranking mundial, parou nas quartas de final após sofrer derrota por 3 sets a 0 (12/10, 11/7 e 11/9) para o norueguês Tommy Urhaug na Classe 5. Já no feminino, Marliane Santos, décima do mundo, foi superada por Sonalben Manubhai Patel, da Índia, por 3 sets a 2 (5/11, 8/11, 11/9, 11/6 e 11/6), de virada, nas quartas de final da Classe 3.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)



Sophia Kelmer encarou europeias na fase eliminatória - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Torneios de duplas começam nesta quarta-feira

Encerradas as competições individuais, chegou a hora dos torneios em duplas. A partir desta quarta-feira (13), o Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha segue com os mesa-tenistas competindo em conjunto, com 12 brasileiros na briga por medalhas. A tabela completa está disponível no site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Clique aqui.

Na Classe MD4, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa.

Na Classe MD8, Lucas Arabian junto com Maciej Nalepka (Polônia).

Na Classe MD14, Paulo Salmin e Israel Stroh.

Na Classe WD5-10, Joyce Oliveira e Thais Severo, além de Marliane Santos junto com Yoon Jiyu (Coreia do Sul).

Na Classe WD14, Sophia Kelmer junto com Camelia Ciripan (Romênia).

Na Classe WD20, Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos.

Na Classe XD7, Thais Severo junto Boris Travnivek (Eslováquia), além de Marliane Santos junto com Jenson van Emburgh (Estados Unidos).

Na Classe XD10, Lucas Arabian e Joyce Oliveira.

Na Classe XD14-17, Israel Stroh e Jennyfer Parinos, além de Paulo Salmin e Bruna Alexandre.

Na Classe XD20, Danielle Rauen junto com Mateo Boheas (França).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações