Notícia

Na vanguarda, CBTM adquire equipamento do sistema de treinamento FastPong

Equipamento tecnológico desenvolvido na Coreia do Sul trabalha a acuidade e o tempo de reação do atleta, sendo utilizado em treinamentos e pesquisas científicas

Presidente e vice da CBTM, Alaor Azevedo e Vilmar Schindler observam o funcionamento do Fast Pong. Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

13/03/2024 09h45


Criado na Inglaterra no século 19, o tênis de mesa é um esporte tão tradicional que fica difícil imaginar qualquer tipo de inovação no jogo. Por isso as suas regras se mantêm praticamente intactas, porém raquetes, borrachas, bolinhas, mesas, calçados e vestuário evoluem constantemente. Agora chegou a vez de a evolução chegar aos treinamentos.

Durante o último Campeonato Mundial por equipes realizado em Busan, na Coreia do Sul, ocorreu uma visita do Comitê de Ciência do Esporte da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) à Universidade Nacional Pukyong. O objetivo foi conhecer pesquisas de inovação na área esportiva. Nesta comitiva estava a brasileira Taísa Belli, idealizadora da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM).

Entre as diversas inovações apresentadas, uma em especial chamou a atenção da pesquisadora: o FastPong. Totalmente controlado por um aplicativo, o sistema é composto por oito tecnológicas placas, que se sobrepõe à mesa de jogo. Estas contam com luzes nas cores azul e verde, sensores de velocidade, de toque, além de display de informações.

O FastPong indica o local onde o mesa-tenista deve rebater a bolinha, analisando dados como a velocidade do toque na placa e o ponto de contato. Desta forma, trabalha a acuidade do atleta, sua velocidade de reação e velocidade da rebatida. Com base nessas informações, o atleta conhece o percentual de acerto em cada setor da mesa, enaltecendo seus pontos fortes e a serem melhorados, possibilitando direcionar seu treinamento.

“Sabemos que a precisão é inversamente proporcional à velocidade. Ou seja, quanto mais preciso um atleta for para colocar a bola na mesa, menos velocidade ele consegue imprimir”, informou Taísa. “Quanto mais ele conseguir associar essas duas valências, melhor será o seu desempenho. E é neste ponto que o FastPong entra como uma ferramenta importante”, acrescentou.

“Os oito alvos são programados por um aplicativo e o treinador pode simular situações de jogo visando melhorar o tempo de reação do atleta, sua velocidade de bola e o percentual de acerto”, descreveu a professora.

“Tudo é programável no FastPong. O equipamento marca a velocidade que a bola foi golpeada no alvo, possibilitando o cálculo do índice entre velocidade da bola e posicionamento no alvo”. Por isso, além do potencial de treinamento o equipamento gera dados que podem ser utilizados em pesquisas científicas envolvendo a modalidade.

A inovação impressionou o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, que de pronto adquiriu um equipamento para utilização dos atletas vinculados à entidade, além dos pesquisadores da UniTM. O mesmo ficará instalado no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP).

“Com a aquisição do FastPong damos mais uma mostra de que a inovação está no DNA da CBTM. Uma conquista ímpar para os nossos atletas, nossos treinadores e pesquisadores, que certamente trará frutos a curto médio e longo prazo para o tênis de mesa nacional”, concluiu Azevedo.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações