Notícia

Brasil conquista um ouro e garante mais quatro medalhas no terceiro dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha

No primeiro dia de jogos em duplas, Lucas Arabian e Joyce Oliveira são campeões na Classe XD10. Número de medalhas pode subir para dez nesta quinta-feira

Lucas Arabian venceu todos os jogos da fase de grupos junto com Joyce Oliveira - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

13/03/2024 17h14


Após o fim das disputas individuais no Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha na última terça-feira (12), onde os brasileiros conquistaram três medalhas, chegou a vez dos torneios em duplas. E nesta quarta-feira (13), em Platja d'Aro, na região da Costa Brava, na Catalunha, o Brasil conquistou uma medalha de ouro, além de garantir pelo menos mais quatro medalhas.

O título brasileiro veio na Classe XD10, com Lucas Arabian e Joyce Oliveira. Em torneio disputado em grupo único, com quatro duplas, os atletas do Brasil venceram as três partidas e terminaram com 100% de aproveitamento.

''Estou muito feliz com o título. Eu e a joyce sempre trabalhamos muito nosso jogo, temos um ótimo entrosamento e conquistar um título em um torneio tão forte como este só mostra a nossa evolução'', comemorou Lucas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)

O dia teve também outras medalhas garantidas, mas que só serão confirmadas nesta quinta-feira (14), data de encerramento do Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha. Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos, na Classe WD20, vão disputar as semifinais. Do mesmo modo, Thais Severo, junto com Boris Travnivek (Eslováquia), além de Marliane Santos, junto com Jenson van Emburgh (Estados Unidos), também estão nas semifinais da Classe XD7 e já garantiram o bronze. As duplas estão em chaves distintas e se cruzarão na final caso vençam seus respectivos jogos.

A última medalha que já está certa para o Brasil é na Classe WD5-10. Esta categoria é disputada em grupo único, mas as últimas rodadas serão disputadas apenas nesta quinta-feira, quando a classificação final será definida. O Brasil é representado por Joyce Oliveira e Thais Severo, além de Marliane Santos, que joga junto com Yoon Jiyu (Coreia do Sul). Neste momento, Joyce e Thais lideram a chave, mas com um jogo a mais que Marliane e Yoon Jiyu.


Thais Severo pode terminar o Aberto da Espanha com duas medalhas - Foto: Álvaro Díaz/RFETM

Mais medalhas à vista

Além das já garantidas, os brasileiros podem conquistar mais medalhas nesta quinta-feira na Catalunha. Na Classe MD8, Lucas Arabian está nas quartas de final junto com Maciej Nalepka (Polônia) e, se vencer, vai às semifinais. Na Classe XD14-17, mais duas duplas estão nas quartas de final: Israel Stroh e Jennyfer Parinos; e Paulo Salmin e Bruna Alexandre. Caso ambos vençam seus jogos, os brasileiros se enfrentarão nas semifinais.

Por fim, na Classe XD20, Danielle Rauen está a uma vitória de chegar às semifinais. A brasileira joga junto com Mateo Boheas (França) e precisa vencer a partida final da fase de grupos para avançar ao mata-mata. Desta maneira, eles garantem medalha.

No total, o Brasil pode terminar as disputas em duplas com dez medalhas conquistadas.


Jennyfer Parinos também já tem uma medalha garantida e briga por outra - Foto: Álvaro Díaz/RFETM

Outros resultados

O dia, contudo, não foi só de vitórias. Três duplas que tinham brasileiros envolvidos caíram na fase de grupos antes de chegarem ao mata-mata. Foram elas: Iranildo Espíndola e Guilherme Costa, na Classe MD4; Paulo Salmin e Israel Stroh, na Classe MD14; e Sophia Kelmer e Camelia Ciripan (Romênia), na Classe WD14.

A tabela completa de jogos e horários está disponível no site da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Clique aqui.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações