Notícia

Brasil garante mais duas medalhas no terceiro dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia

Guilherme Costa e Iranildo Espíndola se garantem nas semifinais da Classe MD4, enquanto Israel Stroh fica entra os quatro melhores da Classe MD14. Competição termina nesta sexta-feira

Iranildo Espíndola buscará título nesta sexta junto com Guilherme Costa - Foto: Bogdan Pasek/PZTS

Por Luis Miguel Ferreira

28/03/2024 15h38


Chegou ao fim o terceiro dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia, o primeiro de competições em duplas. E o Brasil já tem pelo menos duas medalhas de bronze garantidas para o encerramento da competição. Nesta quinta-feira (28), em Wladyslawowo, na região da Pomerânia, três brasileiros competiram e os três se classificaram ao mata-mata.

Na Classe MD4, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola iniciaram a fase de grupos com derrota para a dupla Nam Kiwon e Baek Youngbok, ambos da Coreia do Sul, por 3 sets a 0 (11/7, 11/8 e 11/9) e ficaram em situação delicada. Na sequência, contudo, os brasileiros venceram os sauditas Ibrahim Abdullaha Alhassan e Rakan Abdulrahman Alsalmi também por 3 a 0 (11/6, 11/3 e 11/2) e se classificaram às semifinais. Desta maneira, ao menos a medalha de bronze está assegurada.

Já na Classe MD14, Israel Stroh competiu junto com o espanhol Jordi Morales, e o desempenho foi igual ao de Guilherme e Iranildo, porém com uma inversão. Em dois jogos, foram uma vitória no começo e uma derrota na sequência. Diante dos alemães Thomas Rau e Bjoern Schnake, triunfo por 3 sets a 1 (11/9, 4/11, 11/8 e 12/10). Contra Ben Ashok Despineux (Bélgica) e Krizander Magnussen (Noruega), porém, derrota por 3 a 0 (12/10, 11/6 e 11/8). Mesmo assim, a classificação veio, só que para as quartas de final, que eles disputaram ainda nesta quinta, com vitória sobre Benedikt Müller (Alemanha) e Yehonatan Chaim Levi (Israel), por 3 a 1 (14/12, 7/11, 11/3 e 11/9).

Na Classe WD14, Sophia Kelmer disputa o torneio em grupo único e tem grandes chances de confirmar o título. A brasileira, junto com a polonesa Katarzyna Marszal, venceu as três partidas que fez nesta quinta-feira, e precisa vencer o último jogo da chave para ficar com a medalha de ouro. Elas encaram Yuri Tomono (Japão) e Gabriela Constantin (Romênia), às 6h05 (de Brasília).

Agenda

Nesta sexta-feira (29), último dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia, as duas duplas que representam o Brasil voltam à mesa nos jogos eliminatórios. As partidas acontecem no início da manhã, ambas pelas semifinais.

Classe MD4: Guilherme Costa e Iranildo Espíndola x Daniel Rodríguez (Espanha) e Masanori Uno (Japão) - 6h05 (de Brasília)

Classe MD14: Israel Stroh e Jordi Morales x Stephane Messi (França) e Kevin Dourbecker (França) - 6h55 (de Brasília)

Caso vençam seus jogos, os brasileiros se classificarão para a final. As decisões de ambas as categorias acontecem às 8h35 (de Brasília).

O Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia seguirá até sexta-feira (29). O canal oficial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no Youtube transmite a competição ao vivo. A tabela completa está disponível no site da ITTF. Além disso, o site e as redes sociais da CBTM fazem a cobertura dos atletas brasileiros.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações