Após grande campanha, Hugo Calderano é superado por número 3 do ranking e fica com o vice-campeonato do WTT Champions Incheon
Na final contra o terceiro do ranking mundial, Liang Jingkun, da China, revés por 4 sets a 1, em um dos torneios mais difíceis do WTT
Hugo enfrentou três adversários do Top 5 na Coreia do Sul - Foto: Wander Roberto/COB
Por Luis Miguel Ferreira
O Brasil ficou com o vice-campeonato do WTT Champions Incheon, na Coreia do Sul. Número oito do mundo, Hugo Calderano enfrentou o terceiro do ranking mundial, Liang Jingkun, da China e foi superado na manhã deste domingo (31). Na mesa, com parciais de 6/11, 11/6, 8/11, 7/11 e 5/11, revés do atleta brasileiro por 4 sets a 1, em um duelo que durou 42 minutos na Inspire Arena.
A competição é uma das mais importantes do WTT, reunindo os 30 melhores mesa-tenistas do ranking mundial e dois convidados em cada naipe. Em torneios desta magnitude, o brasileiro jamais foi tão longe, embora tenha conquistado alguns eventos Contender e Star Contender.
Sua melhor participação em um evento com a presença de todos os principais atletas do ranking ocorreu em 2018, quando ficou em terceiro lugar no Grand Finals. Duas coincidências marcam as campanhas: ele venceu o então número 1 do mundo, o chinês Fan Zhendong; e a competição foi também disputada em Incheon.
Além do troféu de segundo lugar, Hugo Calderano garantiu 700 pontos no ranking mundial e 10 míl dólares de premiação (cerca de R$ 50 mil no câmbio do dia).
O JOGO
Assim como toda final, o duelo entre Hugo Calderano e Liang Jingkun começou bastante equilibrado e com os mesa-tenistas se estudando na mesa. Mesmo saindo atrás no primeiro set - 11/6 - e com grande parte da torcida presente na Inspire Arena favorável ao atleta da China, o número oito do mundo logo mostrou poder de reação.
Mantendo a excelente fase contra mais um atleta do Top 5 do ranking mundial, Calderano precisou ser agressivo e repetir as grandes atuações vistas nas mesas de Incheon durante o WTT Champions para vencer o segundo set e empatar o duelo: 11/6.
Mas o equilibrio no duelo era nítido e o jogo ia sendo decidido nos pequenos detalhes. Assim, o número três do ranking mundial voltou a ficar à frente no placar vencendo o terceiro set, fazendo 2 a 1, com a parcial de 11/8.
Mesmo em vantagem, Liang mostrava sua qualidade e o motivo de estar entre os três melhores atletas do mundo. Forçando jogadas e contando com pequenos erros denfensivos de Hugo, o atleta da China abriu mais um set de vantagem com 11/7.
Precisando da vitória, mas enfrentando um grande adversário, Hugo buscou um último respiro, mas não foi o suficiente. O dia era de Liang Jingkun, que fez 11/5 no quinto set e ficou com o título em Incheon.
Serviço do jogo
Hugo Calderano 1 x 4 Liang Jingkun (China) |
WTT Champions Incheon - Final |
Data: 31/03/2024 (Domingo) |
Local: Inspire Arena - Coreia do Sul |
Parciais: 6/11, 11/6, 8/11, 7/11 e 5/11 |
A campanha de Hugo na Coreia do Sul
Calderano mais uma vez mostrou ao mundo o motivo de estar entre os príncipais atletas do mundo. Assim, a campanha do brasileiro na Coreia do Sul contou com vitórias expressivas, enfrentando grandes desafios.
No primeiro compromisso, Hugo enfrentou o japonês Shunsuke Togami, número 25 do ranking, e triunfo por 3 sets a 2, com parciais de 11/7, 14/16, 11/7. 8/11 e 11/3.
Na sequência, nas oitavas de final, a vítima foi o francês Alexis Lebrun, 22º do ranking. A classificação brasileira veio de virada e com parciais de 8/11, 11/6, 11/6 e 11/6: 3 sets a 1.
O primeiro adversário do Top 5 veio nas quartas de final. Mas Hugo mais uma vez não se intimidou e venceu com propriedade. No duelo contra o francês Felix Lebrun, parciais de 11/9, 11/8 e 11/5 e vaga nas semifinais com 3 sets a 0 contra o número 5 do mundo.
No jogo valendo vaga na final, uma vitória histórica, contra o chinês Fan Zhendong, segundo do ranking mundial. Na mesa, com parciais de 11/6, 11/8, 11/9, 6/11, 8/11 e 11/5, 4 sets a 2 contra um dos melhores atletas da história do tênis de mesa.