Da esquerda para a direita: Karine Sarro, Camila Cardoso, Taisa Belli e Maria Carolina Gama (online).
Por Comunicação CBTM
Camila Cardoso, líder de Ciência do Esporte da CBTM, conquistou um importante marco em sua carreira acadêmica: a aprovação de sua dissertação de mestrado. Com o apoio da entidade e sob a orientação da professora Taisa Belli, a pesquisadora dedicou-se a investigar a relação entre a eficácia dos golpes em um teste específico de tênis de mesa e o perfil de sono de jovens mesa-tenistas de alto rendimento.
Camila realizou a pesquisa com 27 atletas, do gênero feminino e masculino, das categorias sub-15 e sub-19. No entendimento da pesquisadora, dentre os elementos presentes no tênis de mesa, existem dois importantes para que os atletas tenha sucesso na partida: a velocidade da bola e o posicionamento dela.
A velocidade interfere no tempo de reação do oponente. Já o posicionamento da bola dificulta a devolução. A dificuldade em combinar os dois elementos é que quanto maior a velocidade, menos controle há em relação ao posicionamento da bola. Foi por meio do cálculo entre essas variáveis que a pesquisadora estabeleceu os valores de Eficácia de Golpe dos mesatenistas. Além desta informação, Camila acrescentou mais um elemento no estudo: a falta de um repouso adequado e seu impacto na performance dos atletas.
A dissertação foi desenvolvida no âmbito do programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (CNEM), da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. A defesa contou com uma banca avaliadora composta pela professora Karine Jacon Sarro, representando a UNICAMP, a professora Maria Carolina Traina Gama, da Universidade Federal do Ceará (UFC), além da orientadora professora Taisa Belli.
A pesquisa “Eficácia de golpes e perfil de sono de mesa-tenistas de alto rendimento” recebeu apoio da CBTM para a sua realização, além de outros colaboradores e instituições, incluindo a professora Andrea Maculano Esteves e o Laboratório de Sono e Exercício Físico, o professor Milton Shoiti Misuta e o Laboratório de Biomecânica e Instrumentação, bem como a professora Júlia Barreira, todos da UNICAMP.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).