Por Fundação De Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), anunciou o lançamento do edital de chamamento público "Esporte e Transformação Social: Novas Conquistas em MS". Com um recurso total de R$7 milhões, o edital tem como objetivo incentivar o esporte no estado.
O evento de lançamento contou com a presença de dirigentes esportivos, atletas, técnicos e gestores municipais, e apresentou diversas modalidades esportivas, desde tênis de mesa até pirofagia. O edital visa beneficiar entidades esportivas em diversas categorias, abrangendo desde o esporte de iniciação até o alto rendimento, incluindo modalidades de aventura e projetos voltados para a transformação social.
As propostas podem ser enviadas até o dia 22 de maio por entidades esportivas, associações, institutos, ONGs, clubes escolares e clubes esportivos. O objetivo é selecionar projetos que estejam em conformidade com as políticas públicas de esporte, abrangendo a formação esportiva, a excelência esportiva e a vivência esportiva. Os proponentes mais bem pontuados receberão apoio financeiro conforme ordem de colocação do resultado definitivo, com previsão de execução do objeto no prazo de até 12 meses.
Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a preocupação do Governo de Mato Grosso do Sul é contemplar todas as áreas esportivas. “É muito importante termos a consciência do valor e da importância que o esporte desperta na vida das pessoas, do jovem e do adolescente, na transformação de vidas. O esporte, ele em todas as áreas de saúde, segurança pública, ele funciona como um instrumento importantíssimo de cidadania”.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, classifica a publicação do edital como um capítulo marcante na história do esporte sul-mato-grossense: “É um marco significativo para o esporte em Mato Grosso do Sul. Com esse investimento, estamos não apenas apoiando as entidades esportivas locais, mas também criando oportunidades para o desenvolvimento e a inclusão em todas as áreas do cenário esportivo. Estamos comprometidos em fortalecer a base esportiva do nosso estado, capacitando atletas desde o início, lá na base, até o alto rendimento, e promovendo iniciativas que gerem impacto social positivo. Estou emocionado em fazer parte desse movimento de transformação”.
“Nós tivemos a cautela, exatamente como vocês colocaram, no sentido de primeiro preparar as associações, os clubes, na questão da formalização, da atualização do estatuto, a preparação dos planos de trabalho, para eles se prepararem para realmente captar esse recurso, esperamos que ele seja repassado para a sociedade civil na sua totalidade”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
O edital contempla sete categorias diferentes, incluindo esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infantojuvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas.
A primeira-dama, Mônica Riedel fez questão de destacar a transversalidade do esporte. “Eu, como atleta amadora, porque eu gosto muito da corrida, sei a importância do que é a conquistarmos através do nosso empenho, e o esporte proporciona isso. Um investimento que pode influenciar a carreira esportiva de muitos atletas aqui do Estado. O esporte ajuda em todas as áreas, pode tirar um adolescente da violência,ensina a criança que tem que treinar para poder ter resultados bons e incentiva o trabalho em equipe”, destaca.
Comparado ao último edital, que investiu R$3 milhões, o novo edital dobra o valor do investimento e inclui novas categorias.