Notícia

Valeu, Hugo! Brasileiro faz grande jogo, mas é superado por líder do ranking e se despede da Copa do Mundo

Brasileiro chegou a abrir o placar, mas não foi o suficiente para parar o chinês Wang Chuqin, que contou com o apoio da torcida presente na Galaxy Arena nas oitavas de final

Chaveamento colocou líder do ranking mundial no caminho de Hugo Calderano - Foto: Javier Vergara/Photosport

Por Comunicação CBTM

18/04/2024 11h55


Após avançar na liderança do grupo 8, Hugo Calderano voltou à mesa nesta quinta-feira (18) para disputar as oitavas de final da Copa do Mundo Macau 2024. Enfrentando o líder do ranking mundial, Wang Chuqin, o brasileiro fez um grande jogo, mas não foi o suficiente para superar o chinês.

Na mesa, parciais de 11/9, 9/11, 11/7, 4/11, 8/11 e 11/13, no revés por 4 sets a 2. Com o resultado, Hugo encerra a participação brasileira na competição e adia o sonho pelo título inédito do torneio. 

Por chegar nas oitavas de final, Hugo Calderano garante mais 100 pontos no ranking mundial. A Copa do Mundo Macau 2024 segue até o próximo domingo (21) e conta com a transmissão do canal da ITTFWorld no YouTube.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


O JOGO


Enfrentando o líder do ranking mundial, Hugo Calderano precisou mostrar toda sua qualidade na mesa. Assim, o brasileiro marcou o primeiro ponto do jogo e o equilíbrio dominou o primeiro set do duelo. A maior vantagem do set foi do brasileiro, que abriu 10 a 7 e fechou o primeiro game logo na sequência: 11 a 9.

O equilíbrio seguiu sendo a métrica do duelo, mas a torcida chinesa era um combustível a mais para o líder do ranking mundial. Wang Chuqin chegou a abrir três pontos de vantagem (8 a 5), Hugo logo se recuperou e virou o set para 9 a 8, mas no fim o game ficou com o atleta da casa, que conseguiu mais uma virada dentro do set: 11 a 9.

Sem deixar se abater, Hugo voltou à mesa e logo abriu quatro pontos, levando a Galaxy Arena à loucura após vencer um lindo e longo rally. Com a vantagem, o brasileiro foi controlando o set e fechou com 11 a 7. Precisando vencer o set para continuar vivo na Copa do Mundo, Chuqin foi para o tudo ou nada e abriu seis pontos contra Calderano. A distância cresceu e o chinês empatou o confronto com 11 a 4: 2 sets a 2.

O jogo foi para o quinto set e o cansaço começou a ser mais aparente em Hugo e Wang. Após quatro a quatro no placar, o chinês abriu dois pontos de vantagem e Calderano pediu tempo para interromper a boa sequência do adversário. O brasileiro chegou a salvar quatro set points, mas o líder do ranking mais uma vez garantiu o game com 11 a 8.

A pressão da vitória dessa vez era do brasileiro, que precisava garantir o sexto set para levar o confronto para o sétimo set. Em mais um duelo de muito equilíbrio, Calderano e Chuqin se aproximavam do 11º ponto juntos. Hugo mais uma vez precisou salvar o game point, mas não foi o suficiente. A um ponto da vitória, Wang pediu tempo e esfriou a reação de Calderano. No fim 13 a 11 e vitória do atleta da China.


Serviço do jogo

Hugo Calderano 2 x 4 Wang Chuqin (China)
Copa do Mundo Macau 2024 - Oitavas de final
Data: 18/04/2024 (Quinta-feira)
Local: Galaxy Arena - Macau, China
Parciais: 11/9, 9/11, 11/7, 4/11, 8/11 e 11/13

A campanha na Copa do Mundo

Sétimo do ranking mundial, Hugo Calderano caiu no grupo 8 da Copa do Mundo Macau 2024 e enfrentou Finn Luu, 55º do ranking, da Austrália, e Anders Lind, 32º do ranking, da Dinamarca.

Na estreia, contra o australiano, vitória por 4 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/5, 11/2 e 11/5. No jogo valendo a classificação, mais um show na mesa e outro trinfo por 4 sets a 0: 11/6, 11/7, 11/9 e 11/9. 

Com a liderança garantida, Hugo alcançou às oitavas de final e o chaveamento colocou Wang Chuqin, líder do ranking mundial, no caminho do brasileiro. Com parciais de 11/9, 9/11, 11/7, 4/11, 8/11 e 11/13, revés por 4 sets a 2. Com o resultado, Hugo se despediu da competição.


COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?