Valeu, Hugo! Brasileiro faz grande jogo, mas é superado por líder do ranking e se despede da Copa do Mundo
Brasileiro chegou a abrir o placar, mas não foi o suficiente para parar o chinês Wang Chuqin, que contou com o apoio da torcida presente na Galaxy Arena nas oitavas de final
Chaveamento colocou líder do ranking mundial no caminho de Hugo Calderano - Foto: Javier Vergara/Photosport
Por Comunicação CBTM
Após avançar na liderança do grupo 8, Hugo Calderano voltou à mesa nesta quinta-feira (18) para disputar as oitavas de final da Copa do Mundo Macau 2024. Enfrentando o líder do ranking mundial, Wang Chuqin, o brasileiro fez um grande jogo, mas não foi o suficiente para superar o chinês.
Na mesa, parciais de 11/9, 9/11, 11/7, 4/11, 8/11 e 11/13, no revés por 4 sets a 2. Com o resultado, Hugo encerra a participação brasileira na competição e adia o sonho pelo título inédito do torneio.
Por chegar nas oitavas de final, Hugo Calderano garante mais 100 pontos no ranking mundial. A Copa do Mundo Macau 2024 segue até o próximo domingo (21) e conta com a transmissão do canal da ITTFWorld no YouTube.
O JOGO
Enfrentando o líder do ranking mundial, Hugo Calderano precisou mostrar toda sua qualidade na mesa. Assim, o brasileiro marcou o primeiro ponto do jogo e o equilíbrio dominou o primeiro set do duelo. A maior vantagem do set foi do brasileiro, que abriu 10 a 7 e fechou o primeiro game logo na sequência: 11 a 9.
O equilíbrio seguiu sendo a métrica do duelo, mas a torcida chinesa era um combustível a mais para o líder do ranking mundial. Wang Chuqin chegou a abrir três pontos de vantagem (8 a 5), Hugo logo se recuperou e virou o set para 9 a 8, mas no fim o game ficou com o atleta da casa, que conseguiu mais uma virada dentro do set: 11 a 9.
Sem deixar se abater, Hugo voltou à mesa e logo abriu quatro pontos, levando a Galaxy Arena à loucura após vencer um lindo e longo rally. Com a vantagem, o brasileiro foi controlando o set e fechou com 11 a 7. Precisando vencer o set para continuar vivo na Copa do Mundo, Chuqin foi para o tudo ou nada e abriu seis pontos contra Calderano. A distância cresceu e o chinês empatou o confronto com 11 a 4: 2 sets a 2.
O jogo foi para o quinto set e o cansaço começou a ser mais aparente em Hugo e Wang. Após quatro a quatro no placar, o chinês abriu dois pontos de vantagem e Calderano pediu tempo para interromper a boa sequência do adversário. O brasileiro chegou a salvar quatro set points, mas o líder do ranking mais uma vez garantiu o game com 11 a 8.
A pressão da vitória dessa vez era do brasileiro, que precisava garantir o sexto set para levar o confronto para o sétimo set. Em mais um duelo de muito equilíbrio, Calderano e Chuqin se aproximavam do 11º ponto juntos. Hugo mais uma vez precisou salvar o game point, mas não foi o suficiente. A um ponto da vitória, Wang pediu tempo e esfriou a reação de Calderano. No fim 13 a 11 e vitória do atleta da China.
Serviço do jogo
Hugo Calderano 2 x 4 Wang Chuqin (China) |
Copa do Mundo Macau 2024 - Oitavas de final |
Data: 18/04/2024 (Quinta-feira) |
Local: Galaxy Arena - Macau, China |
Parciais: 11/9, 9/11, 11/7, 4/11, 8/11 e 11/13 |
A campanha na Copa do Mundo
Sétimo do ranking mundial, Hugo Calderano caiu no grupo 8 da Copa do Mundo Macau 2024 e enfrentou Finn Luu, 55º do ranking, da Austrália, e Anders Lind, 32º do ranking, da Dinamarca.
Na estreia, contra o australiano, vitória por 4 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/5, 11/2 e 11/5. No jogo valendo a classificação, mais um show na mesa e outro trinfo por 4 sets a 0: 11/6, 11/7, 11/9 e 11/9.
Com a liderança garantida, Hugo alcançou às oitavas de final e o chaveamento colocou Wang Chuqin, líder do ranking mundial, no caminho do brasileiro. Com parciais de 11/9, 9/11, 11/7, 4/11, 8/11 e 11/13, revés por 4 sets a 2. Com o resultado, Hugo se despediu da competição.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação -
nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).