Bruna Takahashi olta a subir no ranking mundial. Foto: Márcio Mercante/CBTM
Por Comunicação CBTM
Foi divulgada nesta terça-feira, dia 23, a atualização do ranking mundial de tênis de mesa, referente à semana 17. Destaque para Bruna Takahashi, que subiu duas posições e agora é a 18ª entre as mulheres. Com os 40 pontos somados na Copa do Mundo, em Macau, Bruna chegou a 1.022 pontos, superando a alemã Ying Han e a francesa Jia Nan Yuan, consolidando-se entre as 20 melhores do mundo.
Hugo Calderano permanece na posição mais alta entre os atletas brasileiros adultos, ocupando o oitavo lugar no ranking masculino. Calderano descartou 45 pontos, atualmente soma 2.530 pontos e caiu uma posição em relação à semana passada. Sua queda também é reflexo da ascensão do chinês Lin Gaoyuan, atual quinto colocado. Agora, mesa-tenistas chineses ocupam as cinco primeiras colocações do ranking.
Vitor Ishiy manteve seus 203 pontos, mas subiu uma posição e agora é o 98º. Eric Jouti somou pontos no WTT Feeder de Havirov, na República Tcheca, subindo cinco posições e ocupando atualmente a 112ª colocação. Fechando os atletas da Seleção Brasileira, Guilherme Teodoro permaneceu na 133ª posição, mantendo seus 145 pontos.
Já a maior ascensão da semana entre os brasileiros foi a de Felipe Arado. Após o título do WTT Youth Contender de Santiago, Arado subiu 146 posições e agora faz parte do seleto grupo dos 300 melhores mesa-tenistas do mundo.
No ranking feminino, Giulia Takahashi manteve os 241 pontos, mas caiu três colocações e agora é a 88ª. Atleta olímpica e paraolímpica, Bruna Alexandre também manteve sua pontuação – 77 pontos – e caiu três posições, ocupando a 181ª colocação no momento.
Nas duplas não houve alterações de ranking. Calderano e Ishiy mantêm-se na 42ª posição do ranking mundial masculino. Nas femininas, as irmãs Takahashi, Bruna e Giulia, ocupam a 39ª colocação. Nas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi seguem em 14º.
Por fim, no ranking de jovens, Leonardo Iizuka subiu para a 8ª colocação na faixa etária sub-19 com 4.840 pontos, depois de fazer a final no WTT Youth Contender de Santiago. Semifinalista na mesma competição, Giulia Takahashi somou mais 270 pontos, totalizando 4.825 e subindo para a 6ª posição.
Na categoria sub-13, Vitor Thiofilo chegou à sexta colocação depois de faturar o WTT Youth Contender de Santiago. Soma agora 360 pontos no ranking. Também campeã no Chile, Yumi Iwamoto é a quarta melhor mesa-tenista do mundo até 11 anos. Soma atualmente 68 pontos no ranking.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).