Lucas Arabian e Cadu Moraes representam o Brasil no Aberto Paralímpico - Foto: Mauricio Val/fvimagem.com
Por Comunicação CBTM
A Seleção Paralímpica embarcou nesta semana para dois desafios no continente europeu. Serão 18 mesa-tenistas brasileiros na disputa dos Abertos Paralímpicos Fa20 de Montenegro e Fa40 da Eslovênia, de olho nos pontos para o ranking mundial, visando a classificação às Paralimpíadas Paris 2024.
O primeiro compromisso brasileiro será na cidade de Podgorica. A partir da quarta-feira (1), 15 atletas do Brasil jogam o Aberto Parlímpico Fa20. Na classe 5, nosso país terá Cadu Moraes, Maycon de Oliveira e Lucas Arabian. Além deles, Paulo Salmin, Israel Stroh, Aline Ferreira (Classe 7), Jean Mashki, Lethicia Rodrigues, Sophia Kelmer (Classe 8), Lucas Carvalho, Allana Maschio, Danielle Rauen (Classe 9), Ryan Santos (Classe 10) e Evellyn Santos (Classe 11) vão à mesa pelo individual.
No torneio de duplas, Paulo Salmin e Israel Stroh jogam na MD14. Já na MD18, Jean Mashki forma a dupla 100% brasileira com Ryan Santos, enquanto Lucas Carvalho recebe a parceria de David Pulpan (República Tcheca). No feminino o Brasil terá Bruna Alexandre e Danielle Rauen, além da dupla Lethicia Rodrigues e Allana Maschio na WD20.
Em duplas mistas, Lucas Carvalho joga ao lado da francesa Flora Vautier na XD10. Já na XD17 serão quatro duplas brasileiras: Jean Mashki e Lethicia Rodrigues, Paulo Salmin e Bruna Alexandre, Allana Maschio e Israel Stroh, além de Ryan Santos e Aline Ferreira. Na XD22, Evellyn Santos joga ao lado da japonesa Takeshi Takemori.
Aline Ferreira joga o individual e duplas no Aberto Paralímpico - Foto: Miriam Jeske/CBTM
''Fiz meu período de treinamento com bastante foco e estou bem confiante que evolui meu jogo. Procuramos focar em treinamentos específicos para que o desempenho seja reflexo do nosso trabalho. Estou me preparando fisicamente, taticamente e psicologicamente, que é muito importante. O grande objetivo é trazer medalhas para o Brasil e evoluir, em forma de gratidão por todo trabalho em equipe. Terei um novo desafio e pela primeira vez jogarei duplas com um atleta da classe 10, o Ryan Santos. Será um desafio e tanto, mas estou confiante que vai dar tudo certo.'', explicou Aline Ferreira, atleta da classe 7.
Logo na sequência da competição que acontece em Montenegro, a delegação brasileira recebe o reforço de três atletas para o Aberto Paralímpico Fa40 da Eslovênia. A competição acontece entre a terça-feira (7) e o sábado (11). Luiz Filipe Manara (classe 8) e a dupla da classe 10 Gabriel Antunes, Claudio Massad jogam o segundo compromisso brasileiro.
''Espero conseguir desempenhar tão bem quanto nos treinos, almejando sempre o lugar mais alto do pódio. Me preparei com muito foco. Venho treinando muito bem, e tive evoluções significativas com minha técnica Maiza Mota, que trabalha comigo diariamente. Estou me sentindo bem fisicamente e psicologicamente, dentro e fora das mesas''
Claudio Massad e Allana Maschio - Foto: Miriam Jeske/CBTM
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Aldo Medeiros, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).