Vitor Ishiy e os alunos da GEO Isabel Salgado. Foto: Felipe Unti
Por Comunicação CBTM
Já pensou estar frente a frente com grandes nomes de seu esporte favorito? Os alunos de tênis de mesa do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, vizinho ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ), vivenciaram esta experiência nesta segunda-feira (20).
Acompanhados do treinador Edvaldo Amaro e do coordenador esportivo Paulo Barroso, parte do grupo de 73 mesa-tenistas do sexto ao nono ano da escola marcou presença na abertura do WTT Contender Rio de Janeiro.
Depois de oito semanas vivenciando diversas modalidades esportivas, do atletismo ao xadrez, o grupo optou pelo tênis de mesa como principal esporte que gostariam de praticar. E com o aval técnico do treinador, passaram para os treinos que já chegam há três semanas de atividades.
Ana Luísa Brito, de 14 anos, encontrou no WTT um ambiente bem diferente ao do treino na escola. "Normalmente a gente treina um com o outro. Agora estamos tendo uma experiência real de como é um campeonato", comentou. "Eu já conhecia o ping-pong, sabe? Agora estou conseguindo me aprofundar mais nos fundamentos do tênis de mesa", acrescentou.
Seu colega Lucas Polari, também de 14 anos, ficou impressionado com a técnica de saque dos atletas. "O saque é muito diferente do que a gente faz, é muito perfeito, né?", comentou. "Talvez eu possa tentar fazer igual eles na escola", se desafiou.
Um pouco mais velho que os colegas, com 15 anos, Miguel Barcelos foi impactado pela velocidade em que a partida é jogada. "É bem diferente dos nossos treinos. É muito rápido, não dá pra ver muito não. Eles jogam com muita raça", reconheceu.
E não apenas isso. Na avaliação dos educadores, a presença dos alunos no WTT ajuda na desmistificação do pingue-pongue para o tênis de mesa. "Em primeiro lugar eles entenderem essa diferença do lazer e do esporte do rendimento. E, em segundo, estão tendo essa vivência de nível internacional”, comentou Amaro.
“Eles podem ver o comportamento, a vestimenta, a postura dos atletas e a concentração deles no jogo. Também conseguem avaliar como o tênis de mesa pode proporcionar caminhos para eles, chegando a uma carreira de nível internacional”, endossou Barroso.
E fechando a visita dos futuros atletas na Arena Carioca 1, uma surpresa. Um momento de relacionamento com o mesa-tenista Vitor Ishiy, da Seleção Brasileira, onde foi possível conversar com o atleta, tirar fotografias, coletar autógrafos e acumular lembranças que permanecerão para sempre em suas memórias.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).