Hugo Calderano, Eric Jouti e Leonardo Iizuka avançam às oitavas de final do WTT Contender Rio de Janeiro
Brasileiros contaram com o apoio da torcida presente na Arena Carioca 1 e seguem na luta pelo título no Brasil
Leonardo Iizuka passou pela fase qualificatória e agora busca avançar na fase principal - Foto: Wallace Teixeira / fvimagem.com
Por Comunicação CBTM
O primeiro dia da fase principal do WTT Contender Rio de Janeiro terminou e três atletas brasileiros avançaram às oitavas de final do individual masculino nesta quinta-feira (23) nos jogos realizados na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca.
Principal nome do Tênis de mesa do nosso país e cabeça de chave número 1 da competição, Hugo Calderano confirmou seu favoritismo e venceu na estreia. No duelo válido pela fase 16 avos de final, o número 8 do ranking bateu o indiano Manav Thakkar, 62º do ranking mundial.
Na mesa, com parciais de 11/5, 11/8 e 11/7, triunfo do brasileiro por 3 sets a 0 para o delírio da torcida presente no ginásio. O próximo desafio será nesta sexta-feira (24), às 20h55, contra o porto-riquenho Brian Afanador, 75º do ranking.
O canal oficial da WTT no Youtube transmite os jogos ao vivo
''Foi uma estreia muito boa. O Thakkar é um jogador muito forte, que já venceu atletas bem ranqueados. Estou muito feliz em conseguir jogar bem neste primeiro jogo, principalmente jogando em casa, ao lado da nossa torcida, da minha família e dos meus amigos, especialmente depois (do revés na estreia) do ano passado.'', comemorou Hugo Calderano.
Outro brasileiro que garantiu sua vaga na sequência do WTT Contender do Rio de Janeiro foi Leonardo Iizuka, 173 do ranking mundial. No duelo contra o francês Can Akkuzu, 103 do ranking mundial, vitória por 3 sets a 1, com parciais de 10/12, 11/8, 16/14 e 11/7.
O próximo desafio do mesa-tenista brasileiro será contra o japonês Shunsuke Togami, 20º do ranking mundial. A partida está marcada para às 18h35.
''Foi um jogo bem difícil, com o primeiro set bastante apertado. Ele acabou tirando vantagem, abrindo um set a zero. Tinha jogado contra ela há um tempo, no WTT Feeder da Eslovênia e acabei perdendo por 3 a 1, em um jogo bem difícil. Já vinha estudando ele porque já sabia que iríamos nos enfrentar. Então consegui adaptar as táticas para enfrentá-lo e foi uma boa vitória'', exclamou Iizuka.
Um pouco mais tarde, às 19h45, é a vez de Eric Jouti disputar as oitavas de final. Após vencer o alemão Ricardo Walther, 106 do ranking, por 3 sets a 2 (11/9, 4/11, 11/7, 9/11 e 11/8), o número 113 do ranking enfrenta o sul-coreano Lim Jong-hoon, 27º do ranking.
''Muito feliz pela vitória. Foi minha estreia no individual contra um adversário muito forte. Consegui impor meu jogo em momentos difíceis e pude trazer esta vitória para o Brasil. Deixei escapar um período do jogo, mas estava com o mental forte e consegui avançar.'', explicou Jouti.
Brasileiros se despedem do individual
Além dos três atletas que avançaram, o Brasil ainda teve mais dois mesa-tenistas que se despediram do torneio individual nesta quinta-feira (23), quarto dia de jogos.
102º do ranking mundial, Vitor Ishiy fez grande jogo contra o japonês Shunsuke Togami, 20º do ranking mundial, mas foi superado. Com parciais de 11/9, 4/11, 7/11, 12/10 e 7/11, revés por 3 sets a 2.
Já Guilherme Teodoro, 131º do ranking mundial, foi superado pelo francês Thibault Poret, número 164 do mundo. Com parciais de 7/11, 6/11, 11/8, 12/10 e 6/11, revés por 3 sets a 2.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).