Notícia

Bruna Takahashi e Hugo Calderano estão nas semifinais do WTT Contender Rio

Bruna (18ª) passou pela alemã Franziska Schreiner (189ª) por 3 sets a 1. Calderano (8º) despachou o francês Thibault Poret (164º) em três sets diretos

Bruna retorna para a mesa às 21h deste sábado, agora para encarar a japonesa Hina Hayata (5ª). Foto: Daniel Castelo Branco (fvimagem.com)

Por Comunicação CBTM

25/05/2024 16h45


Bruna Takahashi (18ª) e Hugo Calderano (8º) avançaram às semifinais da competição individual do WTT Contender Rio. Na tarde deste sábado (25), na Arena Carioca 1, Bruna (18ª) passou pela alemã Franziska Schreiner (189ª) por 3 sets a 1, com parciais de 11/8, 5/11, 12/10 e 11/3. Já Calderano (8º) despachou o francês Thibault Poret (164º) em sets diretos, com parciais de 11/5, 11/8 e 11/5.

A brasileira retorna para a mesa às 21h deste sábado, na Arena Carioca 1, agora para encarar a japonesa Hina Hayata (5ª) pela semifinal, repetindo a grande campanha de 2023. Nas quartas de finais, Hina passou pela compatriota Honoka Hashimoto (254ª) em 3 sets a 1. Na outra semifinal estão Miyu Nagasaki (37ª), do Japão, e Xiaona Shan (39ª), da Alemanha. Jogam às 19h30.

Calderano retorna para a mesa antes, às 20h15, para medir forças na semifinal com Yuta Tanaka (72º), do Japão. Tanaka precisou de cinco sets para superar Lim Jonghoon (27º), da Coréia do Sul, nas quartas de finais. A outra semifinal terá o alemão Steffen Mengel (64º) contra o sul-coreano An Jaehyun (37º), às 18h45. Mengel passou pelo luxemburguês Luka Mladenovic (122º) por 3 sets a 1. Jaehyun pelo japonês Shunsuke Togami (20º) também por 3 sets a 1.

Bruna muda a estratégia de saque em momento decisivo

No primeiro set Franziska Schreiner começou surpreendendo a brasileira e abriu 5 a 2. A virada de Bruna veio no 6 a 5. Depois de chegarem empatadas em sete pontos, Bruna passou a ser mais assertiva, fechando a parcial em 11 a 8. O segundo set começou com a brasileira explorando os cantos da mesa. Alternando momentos, as mesa-tenistas chegaram empatadas em 5 pontos. Depois, a alemã errou menos e fechou a parcial em 11 a 5.

Franziska começou dominante o terceiro set, colocando três pontos de vantagem. Porém, um erro no saque da alemã devolveu a confiança para Bruna, que pontou quatro vezes seguidas, virando o placar. A alemã retomou a liderança e chegou a ter um triplo set point a seu favor. Contra as cordas, Bruna renasceu no jogo, levou o set ao desempate e fechou a parcial em 12 a 10.

“Nesses momentos é preciso ter muita calma, porque ao mesmo tempo em que você sabe que se ela ganhar aquele set fica 2 a 1, é preciso manter a tática para o jogo continuar fluindo. A chave principal foi a calma e ter mudado um pouco a estratégia de saque, que acabou surtindo efeito”, relatou Bruna. No último set, a brasileira deu show. Massacrou a alemã abrindo 6 a 0. Depois, administrou a vantagem até fechar a parcial e 11 a 3 e o jogo em 3 sets a 1.

Acelerado, Calderano não deixa o francês respirar



Calderano começou o jogo acelerado. Sem dar chances ao francês, se impôs desde o primeiro ponto fechando o set inicial em 11 a 5, em apenas nove minutos de jogo. Poret deu mais trabalho no segundo set, chegando a liderar por 6 a 4. Mas com calma, Hugo impôs sua categoria para fechar a parcial em 11 a 8.

No terceiro set, Poret conseguiu segurar Calderano até o empate em quatro pontos. Depois, Hugo deu um show para a torcida presente na Arena Carioca 1. Soltou o braço fechando a parcial em 11 a 5 e o jogo em 3 sets a 0.

“Foi uma partida muito boa. A minha melhor até agora na competição”, reconheceu Calderano. “Ele é um jogador jovem e perigoso, que venceu grandes nomes na competição. Então comecei o jogo muito agressivo, sacando muito bem e isso foi muito importante para a vitória”, acrescentou.

Duplas masculina e feminina ficam na semifinal

Não faltou entrega à mesa, porém as duas duplas do Brasil não avançaram à decisão do WTT Contender Rio. No masculino, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro lutaram por cinco sets, mas acabaram derrotados na semifinal pelos sul-coreanos An Jaehyun e Oh Junsung por 3 sets a 2, com parciais de 6/11, 11/7, 9/11, 11/9 e 11/7. No feminino, Bruna e Giulia Takahashi foram superadas em detalhes pelas japonesas Honoka Hashimoto e Hitomi Sato, em três sets diretos. As parciais foram duplo 11 a 9, além de incríveis 20 a 18 no terceiro set.

COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?