Hugo Calderano ganhou 400 pontos no WTT Contender Rio. Foto: Márcio Mercante/CBTM
Por Comunicação CBTM
Uma grande notícia para Hugo Calderano. O ranking mundial desta semana foi divulgado na noite de segunda-feira (27) – manhã de terça-feira (28) em Singapura, sede da Federação Internacional de Tênis de Mesa – com o brasileiro subindo duas posições. Agora sexto colocado, Calderano passa a integrar o grupo de cabeças de chave olímpicos em Paris 2024.
Na atualização, o brasileiro tem 2.935 pontos, ultrapassando seu principal adversário na corrida olímpica, o taiwanês Lin Yun-Ju, que tem 2.886. A subida no ranking se deve, principalmente, aos 400 pontos conquistados no WTT Contender Rio, onde o brasileiro foi campeão, pulverizando todos os adversários pelo caminho.
Como o ranking é liderado por quatro chineses e apenas dois podem jogar o torneio individual dos Jogos Olímpicos, Calderano é o quarto nesta corrida, atrás também do francês Félix Lebrun. Ficar entre os quatro é muito importante para não enfrentar chineses antes da semifinal dos Jogos. A última vez que o pódio olímpico não teve dois atletas do país asiático foi em Barcelona 1992.
A contagem de pontos para este ranking olímpico segue até o final de junho. O brasileiro tem desafios importantes neste período. O primeiro deles, o WTT Champions, a partir de quinta-feira (30), em Chongqing, na China. Logo depois, tem o WTT Star Contender, em Ljubljana, na Eslovênia. Na sequência ainda vai encarar dois WTT Contender, em Lagos, na Nigéria, e Tunis, na Tunísia.
Outra boa novidade foi Eric Jouti. Ele volta ao Top 100 após a boa campanha no WTT Contender Rio, quando caiu nas oitavas de final. Agora é o 94°, o segundo melhor brasileiro no ranking mundial. Vitor Ishiy também está no Top 100, em 99°. Guilherme Teodoro subiu para a 127ª posição e Leonardo Iizuka foi o que teve o maior salto dentro do Top 200, avançando 32 posições e agora ocupando o 141° lugar.
Entre as mulheres, poucas mudanças. Bruna Takahashi segue em 18°, enquanto Giulia Takahashi caiu uma posição e está em 88° lugar. Bruna Alexandre pulou dez posições e está na 173ª colocação. Por conta da boa campanha no WTT Contender Rio, Victoria Strassburger saltou 87 posições e passou a ser a quarta melhor brasileira no ranking, em 263° lugar.
No ranking de duplas, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro passaram a ser a melhor parceria masculina, em 32° - avanço de 15 posições. No feminino, Bruna e Giulia Takahashi pularam nove postos e estão na 32ª colocação. Nas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi seguem sendo a melhor parceria brasileira, em 17°.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).