Bruna Takahashi busca ficar entre as 16 melhores no ranking olímpico. Foto: Daniel Castelo Branco / fvimagem.com / CBTM
Por Comunicação CBTM
Uma competição de alto nível, envolvendo apenas os principais atletas da temporada, poucos meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris, em uma das cidades mais emblemáticas da China, um dos centros antifascistas do mundo. Este é o cenário que envolve o WTT Champions, em Chongqing, no Sudoeste da China. A competição começa na madrugada desta quinta-feira (30) e tem dois brasileiros estreando na sexta: Hugo Calderano e Bruna Takahashi.
Chongqing tem história intimamente ligada à guerra. Chegou a ser capital provisória da China Nacionalista durante o período do conflito com os japoneses, entre 1937 e 1945. Foi também a capital do Reino Ba, povo que desapareceu há cerca de 2.500 anos. Hoje, prospera em seu desenvolvimento, com mais de 32 milhões de habitantes.
A eles se somam dois ilustres mesa-tenistas brasileiros por alguns dias. Hugo Calderano e Bruna Takahashi têm objetivos bem parecidos neste torneio: conquistar pontos no ranking mundial e conseguirem posições privilegiadas no sorteio olímpico. Este é o último mês para conquistarem suas metas.
Calderano voltou a figurar entre os seis primeiros do ranking mundial, o que o coloca em quarto no ranking olímpico, já que quatro chineses estão na liderança e apenas dois podem jogar o torneio individual dos Jogos Olímpicos. Ele é o quarto nesta corrida, atrás também do francês Félix Lebrun. Ficar entre os quatro significa evitar um duelo contra os chineses antes da semifinal olímpica.
Realizar uma campanha melhor ou igual a de seus adversários diretos é fundamental nesta apertada corrida. Se ficar abaixo deles, terá de recuperar pontos nos últimos torneios de junho: o WTT Star Contender, em Ljubljana, na Eslovênia, e dois WTT Contender, em Lagos, na Nigéria, e Tunis, na Tunísia.
Bruna também tem metas bem claras: “Estou focada em conquistar a melhor posição possível no ranking, entre as 16, para poder ter um caminho melhor nos Jogos Olímpicos e conquistar o melhor resultado”. Atualmente, ela é a 18ª, mas tem seis chinesas e quatro japonesas na sua frente, o que a coloca em 12° lugar no ranking olímpico.
O campeão fatura US$ 35 mil de premiação (cerca de R$ 182 mil) e 1.000 pontos no ranking. Os vice-campeões somam 700 pontos, com 350 para os semifinalistas, 175 para os que caírem nas quartas de final, 90 para quem parar nas oitavas e 15 para aqueles que forem eliminados na estreia.
Calderano inicia a participação contra o sueco Truls Moregard, número 20 do mundo, às 7h30 de sexta-feira (horário de Brasília). Bruna reedita o duelo da semifinal do WTT Contender Rio, no último sábado: encara a japonesa Hina Hayata, quinta do mundo, logo depois do jogo de Calderano, às 8h05. A competição tem transmissão ao vivo do Star+.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto e Beatriz Cunha (estagiária).