Por Comunicação CBTM
Potência pan-americana, com atletas entre os melhores do mundo e vivendo um momento especial. É vivendo essa expectativa por medalhas e por uma campanha memorável, que a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) divulgou nesta terça-feira (4) a relação dos atletas convocados aos Jogos Olímpicos de Paris.
No masculino, teremos Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro (com Leonardo Iizuka como reserva); no feminino, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi e Bruna Alexandre (com Laura Watanabe na suplência). Lembrando Bruna Takahashi e Vitor Ishyi formarão dupla mista - por sinal, bem ranqueada (17ª colocação).
O ídolo
Não há dúvida que a grande esperança brasileira de fazer história em Paris é Hugo Calderano. Um dos melhores jogadores do planeta, ocupando atualmente o sexto lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Hugo vem de grandes resultados recentes: conquistou o WTT Contender Rio de Janeiro e chegou às semifinais do WTT Champions Chongqing, competição que reúne os melhores atletas do mundo, na China.
Paris marcará a terceira participação de Hugo Calderano em Jogos Olímpicos. No Rio, em 2016, chegou às oitavas de final, igualando a marca obtida dez anos antes por Hugo Hoyama em Atlanta-EUA. Já em Tóquio 2020, ele se tornou o primeiro brasileiro e latino-americano a chegar às quartas de final do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos.
Agora, na capital francesa, Hugo deverá ser o quarto cabeça de chave olímpico, evitando chineses pelo caminho. A meta é trazer para o Brasil a primeira medalha olímpica da modalidade. Um sonho possível.
Mesclado
Hugo terá boa companhia no time masculino brasileiro, que possui uma mescla de experiência com jovens jogadores de muito potencial e bons desempenhos internacionais. Detentor de diversos títulos continentais, Vitor Ishiy (85º do ranking mundial) obteve bons resultados durante o ciclo olímpico e foi decisivo em eventos por equipe - está, inclusive, classificado para disputa de duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi.
Já Guilherme Teodoro (119º colocado do ranking mundial) é um atleta em ascensão com bons resultados internacionais ao longo do ciclo. Além da boa performance individual, obteve excelentes resultados em dupla (a parceria com Vitor Ishiy foi finalista do WTT Contender Mendoza, na Argentina, no início deste mês).
Leonardo Iizuka (138º do ranking da ITTF), por sua vez, é um jovem com imenso potencial para o futuro e com grandes resultados nas categorias juvenil e adulta. Vai a Paris como reserva para adquirir ainda mais experiência internacional e tem tudo para ser um dos principais nomes de nosso tênis de mesa nos próximos anos.
"Nossa equipe mescla experiência com juventude: temos o Hugo, que é um dos melhores jogadores do mundo, o Vitor, que teve desempenho muito consistente durante todo o ciclo olímpico, individualmente e em equipe, mesmo caso do Guilherme. E o Iizuka, que obteve grandes resultados internacionais tanto no juvenil quanto no adulto", analisou Francisco Arado, o Paco, técnico da seleção brasileira masculina.
Feminino
As meninas do Brasil irão à Cidade Luz também em busca de uma campanha inesquecível. Após uma campanha marcante no Mundial de Busan, Coreia do Sul, quando levaram o Brasil de forma inédita avançar à fase eliminatória da competição, o objetivo é fazer história também em Paris.
E o principal nome de nosso tênis de mesa feminino é o de Bruna Takahashi. Ela almeja fazer história para a modalidade e se firmar cada vez mais, alcançando êxito em âmbito olímpico.
Dona de uma legião de fãs e inspiração para as jovens mesa tenistas brasileiras que ingressam a cada dia no esporte, Bruna ocupa atualmente a 18ª posição no ranking mundial. Vai para sua terceira edição de Jogos Olímpicos, pois representou o país no Rio 2016 e Tóquio 2020.
Multicampeã nas Américas, Bruna Takahashi chegou às semifinais do WTT Contender Rio de Janeiro, igualando sua melhor participação no torneio, obtida também no Rio, ano passado. Em Paris, ela terá a companhia da talentosa irmã caçula Giulia, número 90 do ranking mundial, expoente da nova geração.
Além das irmãs Takahashi, o Brasil conta com Bruna Alexandre. Na capital da França, ela se tornará a primeira brasileira a ter disputado edições de Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com seu talento e superação, ocupa o 173º lugar no ranking mundial e é uma atleta da qual podemos esperar grandes performances.
A reserva do time feminino é Laura Watanabe, atualmente a 273ª do ranking mundial. Fez parte da equipe que obteve classificação olímpica no Campeonato Pan-Americano disputado ano passado em Havana, Cuba. Outro talento jovem a serviço de nosso tênis de mesa feminino.
"Conseguimos criar um ambiente bem positivo neste time. Uma construção de equipe que vem nos permitindo alcançar feitos importantes, desde a classificação, em Cuba, às participações nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e o desempenho histórico no Mundial de Busan, na Coreia do Sul. Todas as meninas estão jogando muito bem, vamos fortes para esses Jogos Olímpicos", disse Jorge Fanck, técnico da equipe feminina, falando também especificamente sobre cada uma de suas jogadoras:
"A Bruna Takahashi tem um talento enorme, vem em franca evolução e é nossa principal atleta. É uma líder, também no aspecto técnico. Também temos a Giulia, que se firma cada vez mais na categoria adulta, boa no pino curto, algo que nos cria uma variação de jogo; e a canhota Bruna Alexandre, com todo seu talento, experiência. E como reserva vamos levar a Laura Watanabe, que participou de todo o ciclo olímpico, já conquistou títulos juvenis internacionais e foi muito importante, em Cuba, na nossa classificação para os Jogos Olímpicos.”
Os torneios de tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de 2024 serão realizados de 27 de julho a 10 de agosto no Paris Expo Porte de Versailles. O Brasil está classificado para as disputas individuais e por equipes, além das duplas mistas, com Bruna Takahashi e Vitor Ishiy.
COMUNICAÇÃO CBTM
Atendimento à imprensa: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação - nelson@fatoeacao.com
Redação - Textos e Mídias Sociais: Nelson Ayres, André Soares, Luis Miguel Ferreira, Henrique Porto, Paulo Rocha e Beatriz Cunha (estagiária).